Dois anos após o elogiado “Mid Air”, seu primeiro álbum solo, a fofura Romy Madley Croft, do lindo The xx, está fechando esse ciclo de forma simbólica com um novo lançamento. A cantora e produtora revelou hoje a nova faixa “Love Who You Love”, descrita por ela como um “capítulo de encerramento” do projeto que marcou sua estreia individual.
A música, que Romy começou a compor ainda em 2020, foi produzida em parceria com BloodPop e Jamie xx, seu colega de banda. O toque de Jamie é perceptível nas camadas eletrônicas e na base de house music que sustentam a faixa, mantendo a atmosfera dançante e emotiva que vem se tornando marca registrada de Romy em sua carreira solo.
Em comunicado à imprensa, a artista explicou que “Love Who You Love” é uma canção de amor orgulhosamente queer, inspirada pela força e pela união da comunidade LGBTQ+. Ela destacou que ainda hoje é desafiador para muitas pessoas demonstrarem amor livremente, e que a música nasce como uma celebração desse afeto, mas também como um chamado à mudança.
“Quis escrever uma canção que celebra e eleva o amor, mas que também pede transformação”, afirmou. “A história de resiliência e de união da comunidade diante de tantos desafios é muito poderosa. Encontrar amigos, família e pessoas que admiro através da cena dos clubes queer me fez sentir menos sozinha e mais corajosa em vários aspectos da vida. Essas experiências seguem inspirando minha música. Ninguém pode tirar o amor que você sente, ele é seu.”
O clipe do novo single, dirigido por Vic Lentaigne, acompanha o lançamento e está também disponível nas plataformas digitais e no final do post.
Romy se prepara agora para voltar aos trabalhos para valer com o The xx, que já tem alguns shows marcados em 2026 em festivais como o Coachella e o Primavera Sound na Espanha e Portugal.