>>
Uma das grandes esperanças da música nos últimos tempos era relacionada a um possível retorno de David Bowie aos palcos, que ele resolveu deixar há exatos 10 anos.
Depois de um sumiço irritante, Bowie voltou com o discaço “The Next Day”, no início de 2013. Desde então, alimentou-se uma vontade absurda de que o lendário músico britânico aparecesse de uma hora para outra com algum show surpresa ou em algum programa de TV. Mesmo que a tendência estivesse longe de ser essa.
Se Bowie não pisava em um palco há dez anos, a questão “período” será bem maior se puxarmos o papo para o Brasil. Em suas cinco décadas de carreira, o inglês veio ao país em apenas duas oportunidades, para sete shows.
Em 1990, Bowie trouxe ao país a turnê “Sound + Vision”. Os shows foram no Rio de Janeiro (Apoteose) e São Paulo (dois no velho Palestra Itália, do Palmeiras, e outro no Olympia, extinta casa de shows). Na época, o cantor ganhou um especial na Rede Globo, com imagens dos shows especialmente em terras cariocas.
Sete anos mais tarde, Bowie voltou com o disco “Earthling”, meio deslocado em um festival promovido por uma marca de creme dental. Tocou junto com No Doubt e Erasure, por exemplo, em shows que aconteceram em Curitiba (Pedreira) e São Paulo (antigo estádio do Ibirapuera). E, por último, no dia de finados (isso agora soa ainda mais sugestivo), se apresentou no Rio de Janeiro (Metropolitan), fechando o show com… “Dead Man Walking”.
Até que pela época algo distante, é possível encontrar alguns registros em vídeos e fotos destes shows. Neste dia historicamente triste para a cultura pop, a Popload fez um compilado com alguns materiais destas passagens de Bowie por aqui, tipo esse do show no Ibirapuera, em 1997, filmado da janela do 26º andar de um prédio.
Bowie no MAC, em Niterói, obra de Niemeyer
Bowie em Curitiba, 31/10/97. Foto da Gazeta do Povo
O QUE BOWIE TOCOU NO BRASIL…