No momento, a banda americana Nine Inch Nails pode não ter disco novo, mas está fazendo mais uma ótima e comentadíssima turnê. Como de costume, estão apresentando setlists “dos sonhos” para os fãs, e até umas coisas inéditas. Prova disso é que, em duas recentes performances no Reino Unido, trouxeram ao palco duas músicas antigas que NUNCA tinham sido tocadas antes: “Everything” e “Sunspots”.
Há poucas músicas que o NIN nunca apresentou no palco, e essas duas trazem histórias curiosas.
Primeiro, “Everything”, do disco “Hesitation Marks” (2013), foi ensaiada para ser tocada ao vivo (há um breve trecho gravado disso), até virou single na época, e supostamente teve um vídeo oficial gravado. O que houve? A reação à música foi bem negativa – até hoje, há fãs que a odeiam. Realmente, ela tem uma influência de The Cure, mas acaba puxando para um som mais alegre, pouco característico do NIN. Quase 10 anos depois, parece que a birra acabou: Trent e sua banda a estrearam ao vivo, em Glasgow, Escócia, no dia 15 de junho.
Depois, no dia 21, na terça, o grupo comandado por Trent Reznor estreou outra música velha ao vivo: “Sunspots”, do disco “With Teeth” (2005). Essa também foi ensaiada, e uma gravação de alta qualidade do áudio circula há mais de uma década. No entanto, oficialmente, ao vivo mesmo, aconteceu pela primeiríssima vez nesta semana, em Londres – show que contou com a presença do zeppelin Jimmy Page na plateia, como você pode ver na foto carregada de sorriso mais abaixo. Já temos o vídeo da “Sunspots” ao vivo, claro.
Amanhã, sexta, o NIN se apresentará no Hellfest, na França – única exceção de sua turnê que parece só ter shows em países anglófonos. Depois, uma breve passagem pelos EUA em setembro.
Abaixo, os caras com Jimmy Page, no show de Londres.
***
* Por Fernando Scoczynski Filho.
* A imagem que ilustra a chamada da home para este post é de @kraw.