>>
Marcado pelo seu punk-hardcore doido e barulhento, o especialíssimo Refused, que ensaiou uma reunião há uns três anos, depois de um hiato que começou nos anos 90, via enfim lançar um disco de inéditas, o primeiro desde 1998. “Não é uma reunião mais”, publicou em comunicado o líder da banda, Dennis Lyxzén.
Vinda da Suécia, a banda é daquelas que sempre foram representativas do rock alternativo. Bem lado-b noventista mesmo. O novo disco é “Freedom”, que sai dia 30 de junho, 17 anos depois de “The Shape of Punk to Come”, o até então mais recente álbum deles.
O Refused iniciou seus passos de reunião em 2012, quando foi convidado para tocar no Coachella. Pegou gosto e ensaiou algumas turnês e se apresentou em outros festivais como Primavera Sound e Roskilde. “Este [álbum] é uma das coisas mais radicais que já fizemos, tanto em termos musicais quanto de composição”, disse Dennis.
O álbum terá 10 faixas e produção assinada por Nick Launay, que possui trabalhos com Kate Bush, Nick Cave e Arcade Fire. A co-produção fica a cargo do eclético produtor sueco Shellback, que já trabalhou até com Britney Spears e mais recentemente Taylor Swift.
Para dar um gás na boa nova, o Refused soltou a faixa que abre o álbum, a pesada “Elektra”.
Freedom – tracklist
01. Elektra
02. Old Friends / New War
03. Dawkins Christ
04. Françafrique
05. Thought Is Blood
06. War on the Palaces
07. Destroy the Man
08. 366
09. Servants of Death
10. Useless Europeans