>>
* Tem uma banda punk de Oklahoma, meio nova, chamada Broncho. Nunca vi muito sobre eles, mas sei que são “famosinhos” pelos shows de vinte minutos que fazem, tipo o Jesus & Mary Chain no começo de carreira. Fica até difícil para eles marcarem shows porque dura muito pouco, então eles sempre levam uma banda ou duas a mais para compor uma “noite” de rock pelos EUA.
Conheço uma ou duas músicas deles. Desde 2010 eles singram os porões da América nesse esquema vapt-vupt e sei que neste ano eles tocam no South by Southwest. Tocam relativamente pouco nas rádios americanas legais que eu ouço. Lembro que a primeira vez que me chamaram a atenção foi por causa de uma música de nome “I Wanna Put It Where Kurt Put It”. Mexeram com o Kurt. Daí ouvi outra, que eu também gostei mais pelo nome, chamada “I Don’t Really Want to Be Social”. Hehe.
Recentemente o Broncho voltou a cruzar minha vida. Uma música do quarteto encerrou um episódio desta nova temporada da (ainda) espertíssima série “Girls”, que nunca decepciona com a cultura indie americana. Não só não decepciona como ajuda a dar um gás.
No final do capítulo abriu o terceiro ano da série, que foi ao ar em janeiro (estou vendo atrasado, thank you “House of Cards” e “True Detective”), a música “It’s On” do Broncho entrou rasgando pouco antes do letreiro.
É tipo pós-punk americano anos 80, na linha Replacements, ou Husker Du, ou Sugar depois, ou… Dá vontade de levantar e sair pulando.
Mas a história não acaba aí. O que foi tocado em “Girls” foi uma versão de “It’s On”, algo diferente da original. Ela foi tirada de uma session para um programa feito para a internet chamado Audiotree, de Chicago, que leva banda nova a estúdio para gravar sessions ao vivo.
Acontece que essa versão, mais pura e crua e rápida que a original, foi feita para um programa de 2012 do Audiotree. E por algum motivo serviu para encerrar um “Girls” dessa temporada. E por esse motivo, IMAGINO, eu ouvi na Sirius XMU HOJE. Será que o Broncho entrou definitivamente no radar da música cool americana?
E a tal versão de “It’s On”, a da session para o Audiotree, que parece estar dando um novo gás à banda, é esta abaixo. Alguém tirou o áudio de “Girls” e botou no Youtube. Não é linda?
A session toda do Broncho está à venda no site do Audiotree, aqui. #8 minutos com 11 músicas e um bom papo-entrevista. Pelo menos aqui, no meu computador, eu cliquei no vídeo e vi a session inteira sem precisar pagar. Tenta aí. Vi inteira. É incrível.
Lembrando, o Broncho toca neste ano no South by Southwest, festival de música nova de Austin, Texas.
>>