>>
* Semana que vem tem aquele cafona Dia do Rock, 13 de julho, quando entidades tipo Ana Maria Braga bota o Louro José para homenagear o gênero ou a Fátima Bernardes entrevista alguém do Jota Quest sobre a nova “turnê do caos”. Antes que esse dia chegue, a gente já antecipa duas grandes homenagens ao rock, uma incrível realizada por um guitarrista americano e outra mais incrível ainda por um estudante e músico na Paraíba.
1) O guitarrista Alex Chadwick soltou na internet mês passado um vídeo em que ele pega sua !958 Fender Stratocaster e toca, em sequência, sem parar, e numa ordem cronológica, CEM RIFFS famosos da história do rock. Chega a ser emocionante. Demora pouco mais de 12 minutos e começa com Chet Atkins e Johnny Cash e acaba com Black Keys e St. Vincent. Tem os básicos tipo Beatles, Deep Purple, Chuck Berry, The Who e Stones e chega aos modernos, com Nirvana, White Stripes, Weezer, Strokes, Smashing Pumpkins, Muse, Mastodon, Franz Ferdinand. É uma delícia ver. E, no próprio vídeo, Chadwick mostra os nomes dos riffs tocados.
*******
2) Da Paraíba vem o absurdo vídeo de “Miss Me”, trabalho de conclusão de curso de Fernando Ventura, que estuda Arte na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Ventura tem três canções que sairão em um EP em breve. Ele chama seu projeto musical de Grandphone Vancouver. O estudante usou uma delas, essa “Miss Me”, como TCC, aplicando uma incrível direção videografica ao trabalho, todo gravado em plano-sequência numa movimentada rua central de Campina Grande. O vídeo faz homenagens a 25 famosos videoclipes da geração MTV, de autores como Bob Dylan, Radiohead, Justice, Michael Jackson, Blur, Nirvana, Queen e White Stripes, entre vários outros. A música, “Miss Me”, meio Radiohead, é bem bonita. A produção do vídeo durou quatro meses e a gravação em si foi realizada em um dia. Foram 20 gravações-tentativa. Ventura escolheu a última das filmagens. Acho que ele vai ser aprovado, não?