Dos bares para o mundo: o Mumford And Sons enquanto maior banda do momento

>>


Banda iniciou turnê com ingressos esgotados anteontem, em Boston

Continuando o papo sobre novas bandas grandes, a libertadora Mumford And Sons merece um capítulo a parte. De trajetória bem interessante, a banda inglesa que até pouco tempo atrás ganhava seus trocados tocando em bares e surgiu no pacote da cena do Oeste de Londres há uns quatro anos com a divulgação do EP “Love Your Ground”, cresceu tanto em pouco tempo que é de se assustar.

O disco de estreia, “Sigh No More”, foi lançado em 2009, mas rendeu frutos até dois anos mais tarde, em premiações, entre elas o importante prêmio de melhor álbum britânico no Brit Awards, o Oscar da música britânica. Com shows concorridos pelo mundo todo, criou-se uma expectativa muito grande para o tradicional teste do segundo álbum.

Lançado ano passado, “Babel” foi o disco de maior venda em semana de estreia nos Estados Unidos no ano, alcançando o badalado topo da Billboard com 600 mil cópias vendidas. Parece “coisa pequena” em uma época que o mercado anda meio confuso e as paradas não recebem tanta atenção como em outras épocas, mas o topo da Billboard é um lugar que o gigante britânico Oasis, por exemplo, nunca conseguiu alcançar.

Com esse bombado “Babel” na praça, o Mumford And Sons mostra o reflexo desse sucesso nas bilheterias. A banda iniciou uma extensa turnê pelos Estados Unidos anteontem, em Boston, e tem na agenda shows programados para locais maiores. Todos esgotados, incluindo Nova York e Nova Jersey. Em março, viajam para a Europa, com 90% dos shows sold out. Em muitos países, como Bélgica e Noruega, os shows precisaram ser remanejados de locais médios para maiores devido à procura intensa por ingressos.

Entre os principais nomes dos festivais Sasquatch e T In The Park, a banda do Marcus Mumford tem seu próprio “festival”, o Gentlemen of the Road Stopover, que consiste na “turnê de verão” do grupo, passando por cidades menores, que recebe convidados especiais para shows de abertura. Para a turnê, já foram convocados nomes como Alabama Shakes, Vaccines, Vampire Weekend e Edward Sharpe.

No próximo domingo, se apresentam no Grammy, premiação em que eles concorrem em seis categorias. No show de ontem, em Boston, mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio TD Garden, com os ingressos sendo vendidos em poucos minutos. Está fácil a vida do Mumford And Sons?

* Fotos: Mary Ouellette.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *