Documentário cool do Sigur Rós é finalizado com vídeo para “Dauðalogn” (!) e “Varúð” (!!). Obra será exibida em SP

>>

Uma das bandas mais distintas do planeta – não DESTE planeta, bom dizer – a armada islandesa Sigur Rós, pós-punk/dream pop instrumental tenso e incrível, balançou o mercado com uma jogada diferente em 2012. Para bombar o ótimo disco “Valtari”, lançado em maio, o grupo criou uma espécie de projeto paralelo, intitulado “The Valtari Mystery Film Experiment”, que basicamente consiste em recortes visuais para todas as faixas do álbum, em vídeos produzidos por diretores, atores e até fãs convidados pelo grupo.

O projeto, que rendeu aos islandenses o prêmio de melhor documentário no tradicional Tribeca Film Festival neste ano, está em reta final de divulgação. Foram convidados mais de uma dezena de envolvidos para, com um mesmo orçamento, darem “imagem” às sensações oriundas das audições das músicas. A cada vídeo divulgado, a repercussão foi absurda. Já teve, por exemplo, o famoso vídeo de “Fjögur Piano”, em que o ator americano Shia LaBeouf aparece peladão. Outro bom exemplo é o vídeo de “Valtari”, lançado mês passado, que prendeu a atenção de todo mundo com o balé intenso de um casal que ocupa praticamente o mesmo espaço ao mesmo tempo.

O último vídeo da série foi divulgado hoje e tem como trilha as canções “Dauðalogn” e “Varúð”. O recorte visual de 12 minutos recebeu o nome de “Leaning Towards Solace”, é dirigido pela cineasta italiana Floria Sigismond e conta com a participação dos atores John Hawkes e Elle Fanning.

* A obra completa de “The Valtari Mystery Film Experiment” terá exibição no Brasil em janeiro, dentro do Music Vídeo Festival. A mostra será no dia 10 de janeiro, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *