>>
Os últimos dias foram de homenagens a Chris Cornell, icônico cantor da cena norte-americana, morto na última quinta-feira, em decorrência de suicídio na cidade de Detroit, horas depois de um show do Soundgarden.
O versátil músico de 52 anos, que também emprestou sua voz característica a grupos como Temple of the Dog e Audioslave, foi lembrado por artistas e banda de diversos estilos, essencialmente ligados ao rock, não apenas via redes sociais, mas em shows desde a última quinta-feira, quando foi noticiada sua morte.
* Uma das primeiras homenagens, ainda na quinta, veio do Megadeth. Em turnê no Japão, o show aconteceu em Tóquio poucas horas após a divulgação da morte de Cornell. “Fiquei muito, muito triste quando soube. Ele era um grande amigo, amigo de todos nós da banda. Perdemos uma das mais belas vozes do rock. Eu não canto como ele, nunca poderia cantar como ele, mas vou cantar uma música dele”, disse, emocionado, o vocalista Dave Mustaine, antes da banda tocar “Outshined”, do Soundgarden.
* Também na quinta, em um show na cidade de Indianapolis, o guitarrista Josh K, do Red Hot Chili Peppers, mandou ao vivo uma versão de “Seasons”, canção de Cornell em carreira solo para o filme “Singles”, de 1992.
* Na sexta-feira, o Soundgarden seria a principal atração do Rock on the Range Music Festival, na cidade de Columbus, em Ohio. Outros grupos que participaram do festival uniram forças para homenagearem o vocalista. Corey Taylor, do Slipknot, cantou “Hunger Strike”, do Temple of the Dog. O Bush tocou o hit “Black Hole Sun”, enquanto o Live mandou ao vivo “I Am the Highway”, do Audioslave. Trechos de canções cantadas por Cornell também foram exibidas nos telões, em produção do próprio festival.
* Em turnê pelos Estados Unidos, o U2 realizou duas apresentações em Los Angeles no fim de semana. No show de sábado, antes do início da apresentação, “Black Hole Sun” foi executada no sistema de som e acompanhada por quase 100 mil pessoas. Bono prestou homenagem a Chris, “uma alma doce”, e pediu orações para sua esposa Vicky e seus três filhos, dedicando a canção “Running to Stand Still”.
* Em Batumi, na Geórgia, o Aerosmith exibiu uma foto de Cornell nos telões, ao som de “Black Hole Sun”. Logo em seguida, Steven Tyler fez reverência ao cantor e dedicou a ele a icônica “Dream On”, em performance bastante aplaudida.
* Quem também enviou sua lembrança em forma de música foi Ryan Adams. Em turnê pela Oceania, o músico americano também escolheu “Black Hole Sun” para tocar para seu público, em apresentação na cidade de Auckland.
>>