O grande Radiohead surpreendeu os fãs (nós) nesta quarta-feira ao divulgar um novo álbum ao vivo com faixas do complexo “Hail to the Thief”, de 2003. Intitulado “Hail to the Thief (Live Recordings 2003-2009)”, o trabalho reúne 12 gravações registradas entre o ano de lançamento do disco e o fim da turnê de In Rainbows, em 2009. As versões foram recém-mixadas por Ben Baptie e masterizadas por Matt Colton. O lançamento físico está previsto para 31 de outubro.
Segundo Thom Yorke, a ideia surgiu durante a preparação da trilha para a peça Hamlet/Hail to the Thief, montada em Manchester em maio deste ano. “Pedi para ouvir algumas gravações ao vivo de arquivo e fiquei chocado com a energia com a qual tocamos. Isso me ajudou a encontrar um caminho. Na época, a finalização do álbum foi caótica e difícil. Éramos muito orgulhosos dele, mas havia um gostinho amargo. Decidimos mixar essas gravações, porque seria insano guardá-las só para nós. Foi um processo catártico e esperamos que todos aproveitem”, disse o vocalista.
Apesar de adorado por muitos, “Hail to the Thief” ocupa um lugar um tanto curioso na trajetória da banda. Com 14 faixas, sempre foi considerado longo demais por parte da crítica e até pelo próprio grupo. Cinco anos após o lançamento, Yorke chegou a sugerir uma versão mais curta, cortando quatro músicas, e o produtor Nigel Godrich já declarou que este é “provavelmente” seu álbum menos favorito do Radiohead. Algumas músicas ganharam novas interpretações no “In Rainbows – From the Basement”, de 2008, e uma versão incendiária de “2+2=5”, gravada no Earl’s Court, integrou o EP Com Lag (2004).
O novo registro ao vivo é o primeiro movimento oficial da banda desde a criação de uma nova sociedade empresarial, em março, o que gerou especulações sobre um possível retorno, já que o grupo não solta um disco há quase uma década e não faz shows há um bom tempo, também.
O projeto ao vivo conta com versões gravadas nas cidades de Buenos Aires, Dublin, Londres e Amsterdã. Além da versão em áudio disponibilizada toda, o Radiohead divulgou um vídeo de “There, There” com os hermanos loucos.