>>
* A julgar por essa ótima “Pears of Lunch”, um dos mais recentes singles de uma indie-demência ótima lançados pelo quarteto irlandês, da Dublin do U2, eu juro que não duvido. “Holding Hands with Jamie”, o disco de estreia do grupo, será vendido primeiro na lojaça de discos Rough Trade (Londres) nesta sexta-feira, para ganhar lançamento geral na segunda que vem.
Conheci o Girl Band acho que em 2013, quando eles lançaram a tosca e muito boa “Why They Hide Their Bodies Under My Garage?”, atraído pelo título da música. Depois nunca mais ouvi falar deles, confesso, até me deparar com “Pears of Lunch” algumas semanas atrás, passar a ouvir a canção sem parar nas rádios que prestam e de repente meus amigos não pararem de perguntar: “Já ouviu Girl Band?”. Eu: “O Girl Band é aquele Girl Band”? Era.
Girl Band para nome de banda de caras é sempre legal, tanto quanto era para o Girls, da Califórnia, e é o “nosso” Garotas Suecas, que até tem uma garota, e loira, mas que não transcende o intuito do título da banda. Acho.
“Holding Hands with Jamie”, o álbum, já anda ouvindo expresso à toda velocidade aqui na Popload. Já adianto que tem uma música de oito minutos chamada “Fucking Butter”, em que uma guitarra ali no meio “explode”, tipo umas rajadas de britadeira em cimento duro. O que te parece a comparação pensando em seus ouvidos? E nunca se esqueça que ela tem tipo oito fucking minutos.
Mas o disco tem também uma música chamada “Paul”, que começa low-fi, lá looooonge, tipo o vocal sendo gritado do quarto ao lado, e vem te ganhando com batida marcada, quase tribal. Acho que as músicas do Girl Band são capazes de render as melhores descrições do novo rock, hoje.
Entre notas 8 e 9 e selos como “álbum of the week”, o disco do Girl Band não é fácil. Incomoda, é estranho, te tira de uma zona de conforto e te leva para uma zona de conflito facilmente. E isso, quando você entra na vibe dos caras, é bem legal.
Não à toa, dizem que o Girl Band é uma mistura de Fall com Nirvana com Mastodon com Einsturzend Neubauten. E não é que… Passei o disco para um amigo que considero entender muito de “música independente pesada”, que não tinha ideia quem era Girl Band. Ele ouviu e me devolveu esta:
“Em algumas passagens me lembrou um pouco daquele “grunge moleque” meio Nirvana (só da fase “Bleach”) mais som de garagem e alternativo, e até algumas batidas e levadas minimalistas meio industriais “de raiz”, hahahah, mas ÓBVIO não eletrônico. Algo como um velho trem em alta velocidade, mas falhando e totalmente descontrolado dentro de um
claustrofóbico túnel”.
É isso!
Agora, então, engula este vídeo de “Pears of Lunch”.
O Girl Band é Dara Kiely no vocal, Adam Faulkner na bateria, Alan Duggan na guitarra e Daniel Fox no baixo.
>>