Distorções para uma época distorcida. Sonic Youth lança na internet 12 gravações de shows, vários históricos

>>

* Talvez a banda mais indie do indie em todos os tempos, a finada e barulhenta Sonic Youth lançou em seu Bandcamp, num pacote para ouvir e/ou comprar, 12 shows inteiros, que cobrem boa parte de sua carreira, desde os anos 80 dentro do “american alternative” até o final do grupo, em 2011, muito porque em 2011 acabou o casamento de seus integrantes principais: o guitarrista e vocalista Thurston Moore e a baixista e vocalista Kim Gordon.

A dúzia de concertos do histórico grupo de Nova York, que também tinha como membros os não menos importantes Lee Ranaldo (guitarra) e Steve Shelley (bateria) na formação clássica, sai por US$ 130,50 a pacoteira. O preço inclui um single e um outro show que já estava lançado no Bandcamp do SY. Cada disco sai por 12 dólares. Todos têm capinha linda.

capasonic

Entre os shows disponíveis e recomendados pela Popload estão:
1. no lendário CBGB em dezembro de 1988, a “casa da banda”, dois meses depois que o fenomenal álbum “Daydream Nation”, foi lançado, numa era pré-grunge.
2. o concerto no Warfield, em San Francisco, em março de 1993, no meio da revolução grunge e da tour do discão “Dirty”, lançado no ano anterior.
3. um emocionante show em Moscou, em abril de 1989, outro da era “Daydream Nation”, considerado uma das mais surreais performances da carreira da banda, que fez parte da turnê europeia do disco. Dizem que o show foi todo monitorado por agentes da KGB. Reza a lenda ainda que o que chamou a atenção da polícia secreta rússia era por que o Sonic Youth lotou o grande teatro de um hotelzão onde foi realizado o show, se não tinha álbum algum lançado oficialmente na antiga União Soviética. Os shows esgotaram (foram dois) por conta da molecada que ouvia versões piratas do “Daydream Nation” que circulavam no underground russo. Parece que o promotor local do show, não faz muito tempo, achou as fitas dos dois concertos e fez 300 cópias físicas em vinil, que obviamente evaporaram. Já é um dos discos mais raros do indie mundial.
4. o último show da banda nos EUA, em Williamsburg, no Brooklyn (NYC), em agosto de 2011 (foto da capa, acima). Três meses depois, o Sonic Youth tocaria em Paulínia, interior de São Paulo, no festival SWU.

Abaixo, em embed, o famoso show de Moscou.

***

* A imagem que ilustra a home da Popload foi tirada da capa do disco ao vivo no CBGB, em 1988.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *