Estamos a poucas horas do lançamento de “Javelin”, um dos discos mais aguardados da música alternativa em 2023, também conhecido como o novo projeto sonoro do gênio Sufjan Stevens.
Com canções que “começam incomumente com folk, mas raramente permanecem assim”, conforme descreveu o The New York Times, o álbum, que estará entre nós nesta sexta (6 de outubro), acabou de ganhar seu último single pré-lançamento, intitulado “A Running Star”. A faixa fecha a trinca de cartões de visitas incríveis do disco, ao lado de “So You Are Tired” e “Will Anybody Ever Love Me?”.
Com 10 canções no total, “Javelin” está sendo considerado pelo próprio Stevens como seu primeiro álbum genuinamente solo em quase uma década. Embora “The Ascension” seja o álbum mais “recente” do norte-americano, ele aponta que a última vez que trabalhou de forma parecida, sozinho desde o próximo de composição, foi no discaço “Carrie & Lowell”, que saiu em 2015.
Junto com o processo de gravação, Sufjan registrou anotações, colagens e rabiscos artísticos que serão lançados em um livro com 48 páginas, algumas delas já divulgadas neste link.
Nomes como Adrienne Maree Brown, Hannah Cohen, Pauline Delassus, Megan Lui, Nedelle Torrisi e Bryce Dessner (The National) estão elencados no projeto.
Javelin – Tracklist
01 Goodbye Evergreen
02 A Running Start
03 Will Anybody Ever Love Me?
04 Everything That Rises
05 Genuflecting Ghost
06 My Red Little Fox
07 So You Are Tired
08 Javelin (To Have and to Hold)
09 Shit Talk
10 There’s a World