Após décadas fora do catálogo digital, o celebrado álbum “Buckingham Nicks”, lançado originalmente em 1973 por Stevie Nicks e Lindsey Buckingham, ganhará uma reedição oficial e finalmente chegará às plataformas de streaming, algo inédito. O relançamento oficial acontece no dia 19 de setembro.
Na última semana, os dois artistas reacenderam a curiosidade dos fãs ao publicarem mensagens enigmáticas nas redes sociais. Stevie escreveu: “And if you go forward…”, trecho da faixa “Frozen Lake”, presente no álbum. Logo depois, Buckingham completou a frase: “I’ll meet you there”.
Inicialmente, as especulações apontavam para um possível retorno do Fleetwood Mac aos palcos, algo que ficou um tanto improvável após a morte da tecladista e compositora Christine McVie, em 2022.
A nova edição do histórico disco terá remasterização feita a partir das fitas analógicas originais. A versão em vinil foi trabalhada diretamente a partir desses masters, enquanto a versão digital foi remasterizada por Chris Bellman, renomado engenheiro de som. A faixa de abertura do álbum, “Crying in the Night”, já está disponível em versão remasterizada e no final deste post.
“Buckingham Nicks” foi lançado cerca de dois anos antes de a dupla ingressar no Fleetwood Mac, lá nos anos 1970. No entanto, a relação entre os ex-parceiros musicais e pessoais nem sempre foi harmônica. Em 2018, Lindsey Buckingham foi demitido do Fleetwood Mac, fato que gerou um processo judicial contra a banda por quebra de contrato. Ele chegou a responsabilizar Stevie Nicks pela demissão. O processo foi encerrado ainda naquele ano, mas somente em 2021 Stevie se pronunciou publicamente sobre o assunto. Em uma carta à Rolling Stone, ela classificou a versão de Buckingham como “factualmente imprecisa” e afirmou que “se afastou proativamente da banda e de uma situação que considerava tóxica para seu bem-estar”.
Em meio às turbulências, ambos seguiram suas carreiras solo. Buckingham lançou seu mais recente disco de estúdio, “Lindsey Buckingham”, em 2021, dois anos após passar por uma cirurgia cardíaca. Já Stevie Nicks tem se mantido ativa com turnês constantes e, em 2024, lançou a faixa “The Lighthouse”, um hino em defesa dos direitos reprodutivos, como resposta à decisão da Suprema Corte dos EUA que derrubou o caso Roe vs. Wade.
“Crying in the Night”, a primeira amostra do relançamento, pode ser ouvida abaixo.
TRACKLIST
01 Crying in the Night (2025 Remaster)
02 Stephanie (2025 Remaster)
03 Without a Leg to Stand On (2025 Remaster)
04 Crystal (2025 Remaster)
05 Long Distance Winner (2025 Remaster)
06 Don’t Let Me Down Again (2025 Remaster)
07 Django 08 Races Are Run (2025 Remaster)
09 Lola (My Love) (2025 Remaster)
10 Frozen Love (2025 Remaster)