Banda importante do hardcore com um pé no punk – vice-versa – o Refused anunciou que encerrará suas atividades em 2025 e que a despedida se iniciará com uma série de shows na América do Norte em março e abril.
O anúncio vem cerca de 3 meses depois do susto que o vocalista Dennis Lyxzén deu no resto da banda e nos fãs ao sofrer “um puta ataque cardíaco” (nas palavras dele mesmo) em um hotel, na véspera de um show do grupo em Estocolmo, que seria o primeiro deles desde 2019. “Foi extremamente doloroso e realmente assustador. Dentro das circunstâncias, me sinto bem. Dolorido, cansado e realmente abalado. Eu realmente odeio ter que cancelar o show, mas o médico disse que não há rock por algum tempo”, disse ele na época.
Dennis tem feito diversos trabalhos de recuperação para estar com o grupo no rolê de despedida ano que vem, de acordo com o baterista David Sandström. “Dennis está indo muito bem. Ele é um dos caras mais saudáveis que eu conheço. Ele não consegue ficar parado, se exercita muito e, consequentemente, sua recuperação será rápida. Nem preciso ressaltar o quanto ele está ansioso para voltar à turnê para fazer shows. Estamos indo para os EUA em março/abril de 2025 e estamos vendo o que mais podemos fazer com o resto do ano (que vem). Tudo o que sabemos é que queremos terminar em casa, na Suécia, no final do ano”, frisou.
Orgulho da música alternativa sueca, o Refused ficou alguns anos parado e voltou à ativa em 2012. Até 2019, o grupo fez diversos shows ao redor do mundo, até entrar em um novo hiato que acabou alongado pela pandemia.
“Fizemos várias tentativas entre 2012 e 2024. Todos nós temos opiniões diferentes sobre como foi e qual será o legado da banda reformada, mas, pessoalmente, senti que não conseguíamos concordar sobre o que deveríamos fazer musicalmente, e ainda estávamos lutando com isso quando a pandemia chegou”, disse o baterista, que acabou revelando que já era de intenção da banda em fazer uma última turnê, que acabou sendo adiada com o “desastre” que aconteceu com Lyxzén.
Além da turnê de despedida ano que vem, o Refused se prepara para lançar no dia 8 de novembro uma versão comemorativa de “The Shape Of Punk To Come”, disco essencial da carreira do grupo, que completa 25 anos.
O projeto sairá em uma tiragem limitada de 2.000 cópias de um vinil triplo, que vai incluir a versão original do álbum, demos e versões nunca lançadas, além de um disco só de releituras feitas por outras bandas, que incluiu uma participação até do querido IDLES.