>>
* Lá vem a Popload com a sua musa australiana Courtney Barnett. Lembra-se dela, né? Eu disse por aqui quando o ano começou que ela era uma “rising star desse rico universo feminino que canta o cotidiano banal de modo lindo”.
Courtney está numa fase agitada. Anda excursionando por sua terra, a Oceania, depois de trabalhar bastante seu primeiro disco, que na verdade é a junção dos dois EPs que ela tinha lançado independente, transformado no álbum “The Double EP: A Sea of Split Peas”.
Procurei esse disco NA AUSTRÁLIA no começo do ano, em algumas lojas indies de Sydney e Melbourne (de onde ela é), mas estava es-go-ta-do, só por encomenda. Claro, a tiragem devia ser bem pequena. Mas ainda assim dava a medida da aceitação que estava passando a ter. Desconfio que seus discos, o que tinha, foram todos enviados para o mercado americano e inglês. Eles curtem a menina no underground de lá.
Curtem principalmente pela pérola “Avant Gardener”, sua música cartão-de-visitas, que, de novo, )”>falei aqui de modo inflamado. Tipo assim: “Em Avant Gardener, Barnett canta contando que acordou numa segunda-feira besta querendo dar um jeito no quintal da casa, que está um lixo. Repare a volta dela ao tema “jardinagem” de “David”, hahaha. Ela acha que os vizinhos devem pensar que ela mantém um laboratório de drogas químicas na casa. E resolve dar um jeito nesta tal segunda-feira, um dia de calor de matar na Austrália. O problema é que ela tem problemas de respiração e começa a passar mal”.
(Ah, que delíca o “cut-and-paste”)
Pois bem, voltemos ao agito em que vive a garota. Barnett se apresenta hoje na bizarra Tasmânia, dentro dessa turnê australiana que faz acompanhando o mitológico músico inglês Billy Bragg. Isso até abril, quando ela toca e canta no Coachella Festival em dois finais de semana e faz alguns shows periféricos na Califórnia.
Antes de tudo isso, a WFUV, rádio pública de Nova York membro da NPR, soltou dois vídeos de performance de Courtney Barnett por lá em fevereiro. Na session, Courtney Barnett canta a obrigatoriamente delicada “Avant Gardener”, seguida de outra pérola, esta inédita e nova: “Depreston”.
<3
>>