Como está a saúde, Morrissey?

240614_moz

Uma notícia dada por Sir Cliff Richard deixou os fãs de Morrissey meio desesperados. Cliff, que faria um show com Morrissey no último sábado em Nova York, disse em seu show solo na cidade que Moz ainda está hospitalizado, graças à anunciada forte gripe que ele contraiu há duas semanas, razão pela qual ele precisou cancelar o resto de sua turnê pelos Estados Unidos.

Morrissey passou mal em Miami, no início do mês. Em seguida, deu entrada em um hospital em Boston no dia 7 de junho, após passar mal no backstage. E de lá ainda não saiu. Muita gente pensou que o problema de saúde do cantor britânico seria passageiro, mas o rico histórico de cancelamentos de shows e as notícias dos últimos anos têm deixado os fãs preocupados.

Em março do ano passado, a Popload destacou uma entrevista que Morrissey concedeu para uma rádio mexicana, na época dos cancelamentos de dezenas de shows na América do Norte. As declarações do cantor repercutiram no mundo todo, já que ele chegou a dizer que médicos o aconselharam, inclusive, a se aposentar dos palcos.
Poucas semanas depois, Morrissey anunciou uma turnê na América Latina, que foi também cancelada. A imprensa britânica chegou a cogitar se aquele seria o “fim” para o cantor.

No mês passado, ele retornou aos palcos nos Estados Unidos. No giro, destaque para shows que faria com Tom Jones (em Los Angeles) e Cliff Richard (em Nova York). O segundo, com Cliff, marcado para 21 de junho, foi cancelado. Cliff, que não se apresentava nos Estados Unidos desde 1981 (!!!), aproveitou a data e fez uma apresentação solo. E foi neste show que ele deu a notícia que Morrissey ainda está no hospital. Na semana passada, o mesmo Cliff havia dito que Moz “não está bem”.

240614_mozcliff

Sites gringos fizeram levantamentos em cima dos constantes cancelamentos de shows e turnês de Morrissey desde os anos 90. No total, ele cancelou cerca de 15 turnês, quase todas por motivos de problemas de saúde variados, incluindo especialmente gripe, pneumonia, infecção na garganta e até úlcera. O cantor chegou a desmaiar no palco algumas vezes, incluindo o episódio clássico em Swindon, na Inglaterra, em 2009. Neste ano, o britânico desmaiou ao fim do show em Boston, o seu mais recente. De lá, seguiu para o hospital.

Abaixo, os cancelamentos de Morrissey desde os anos 90, levantados pelo site Consequence Of Sound.

1991
Kill Uncle tour na Austrália. Motivo: gripe e sinusite.
Kill Uncle tour nos Estados Unidos. Motivo: desconhecido.

1992
Your Arsenal tour em festivais europeus, incluindo Glastonbury.

1995
David Bowie’s Outside tour no Reino Unido e Europa. Motivo: desconhecido.
Na época, se noticiou que Morrissey voltaria para a turnê em algum momento, mas isso não se confirmou.

1997
Maladjusted tour em Chicago e Minneapolis. Motivo: gripe.
Maladjusted tour no Canadá. Motivo: a mesma gripe. Informaram que as datas seriam remarcadas, mas isso não aconteceu até hoje, claro.

2004
You Are The Quarry tour nos festivais Benicàssim e Lollapalooza. Motivo: desconhecido (no caso do festival espanhol). O festival norte-americano foi cancelado pela fraca venda de ingressos.
You Are The Quarry tour no festival KROQ Island Invasion (Los Angeles) foi cancelado em setembro e um show foi remarcado para outubro. Outros shows em San Francisco, Houston e Austin foram cancelados e nunca remarcados.

2007
Greatest Hits tour na América do Norte. Motivo: infecção na garganta.
Morrissey cancelou três shows, voltou em Virginia e cancelou mais três. Dos seis cancelados, remarcou apenas três.
Duas das três datas no famoso Hollywood Palladium foram canceladas devido à ruptura de um cano da casa. Aí não foi “culpa” dele, parece.

2008
Greatest Hits tour na Roundhouse, em Londres. Motivo: “doença” não especificada.
Morrissey faria residência de seis shows na conhecida casa de shows na região de Camden, mas abandonou o quarto concerto da série após a terceira música e cancelou os outros dois.

2009 – Tour of Refusal / Swords
Moz cancelou os quarto primeiros shows na Flórida e outro em Myrtle Beach por causa de problemas na voz. Outras três datas da turnê na região foram cancelados em seguida.
Poucas semanas depois, o mesmo problema fez o cantor cancelar mais quatro shows em Londres e outras apresentações em Lille, Paris e Birmingham. Os shows foram remarcados para o final do ano, mas foram cancelados outra vez após Morrissey passar mal e desmaiar na cidade de Swindon, logo na primeira música.

240614_mozswindon2009

2012 tour nos Estados Unidos. Motivo: sua mãe foi hospitalizada
Morrissey cancelou cerca de 25 apresentações na América do Norte no fim de 2012.

2013 tour nos Estados Unidos
Das quase 60 datas planejadas nos Estados Unidos, Morrissey cumpriu menos de 15. O cantor sofreu uma pneumonia dupla, úlcera hemorrágica e foi aconselhado a se afastar dos palcos.

2013 tour na América Latina
Por fim, Morrissey cancelou em cima da hora sua turnê latina que incluía shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, no fim de julho. O motivo inicial alegado foi uma intoxicação alimentar. Na época, o cancelamento gerou polêmica, pois o staff do cantor teria enviado uma carta à uma produtora peruana dizendo que, na verdade, a turnê não seria viável economicamente naquele momento pois eles tiveram “gastos inesperados” com os problemas de saúde de Morrissey. Na semana seguinte, o cantor apareceu em uma foto com Noel Gallagher e o comediante britânico Russell Brand em Los Angeles.

* Morrissey se prepara para lançar no mês que vem seu décimo álbum de estúdio, “World Peace Is None of Your Business”. O registro chegará às lojas no dia 14. O cantor não tem nenhum show planejado ainda e o panorama atual indica que o maior britânico vivo não deve voltar aos palcos tão cedo.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *