Tipo quatro meses antes de seus costumeiros e esperados anúncios de escalação, o festival californiano e mais que californiano, do deserto, o Coachella, soltou nesta madrugada (na nossa madrugada) seu badalado line-up para a edição de 2026, marcado para acontecer em dois finais de semana de abril, 10-17, 11-18 e 12-19.
Os ingressos para o festival de Indio, a três horas de carro de Los Angeles, já estarão disponíveis para compra nesta sexta-feira, a partir das 11 da manhã no horário deles, 15h do horário de Brasília.
Claro, os headliners são nomes de hoje: Sabrina Carpenter para as duas sextas-feiras, o crescidinho Justin Bieber para os sábados e a latina colombiana Karol G metendo reggaeton nas noites do domingo.
Mas o que pode mais interessar a nós, aqui, ou melhor “brilhar nossos olhos”, está nas linhas de baixo do cartaz.
A grande volta dos britânicos The XX e um tal de Nine Inch Noize iluminam o primeiro dia (leia tudo dobrado), nas sextas, seguido por Turnstile, a sensação Ethel Cain, Disclosure e o velho Devo.
Strokes, Addison Rae, Interpol, Alex G, Royel Otis, PinkPantheress e Geese nos sábadões. A brasileira Luísa Sonza se junta a eles.
Wet Leg, Laufey, Iggy Pop, FKA Twigs, Little Simz, Young Thug, a faladinha Gigi Perez e… e… e… The Rapture para os domingos, com nomes pequenos que já foram enormes Black Flag e Royksopp completando o rolê.
O nome Nine Inch Noize, o primeiro a puxar o grande olho da galera depois dos headliners, é a junção num pôster a nova turnê dos papas industriais Nine Inch Nails, a Peel It Back Tour, que começou em junho na Europa, com o artista que tem aberto todos os shows da turnê, o Boys Noize, alcunha artística do famoso produtor e DJ alemão-iraquiano Alexander Ridha, que tem seu nome colado a projetos e remixes com Daft Punk, Depeche Mode, Frank Ocean entre muitos outros bons. O Boys Noize sempre tem ido ao palco no show do NIN para uma adição especial de hard techno na pancadaria industrial do grupo de Trent Reznor e Atticus Ross.
Abaixo, então, o cartaz do Coachella 2026. Vamos decupar um pouco mais a escalação, porque tem muito mais além do que pontuamos aqui em cima.
Tipo aquilo que aparece láááá embaixo no pé do pôster, longe dos nomes todos e pequenininho, com a descrição “The Bunker Debut of Radiohead Kid A Mnesia“.
Heeeeeeein???

***
* Na foto que ilustra a chamada da home da Popload para este post, o cantor Julian Casablancas, dos Strokes.