O incrível Nick Cave está aprontando algo que a gente ainda não sabe (tudo). Mas parece ser coisa boa, como sempre. Tanto que, em show solo recente na cidade de Chicago, em que ele recebeu no palco seu amigo e baixista do Radiohead, Collin Greenwood, foi mostrada uma música inédita que só por agora começou a viralizar na internet. Nesta, Cave estava sozinho ao piano.
Na nova edição de sua newsletter The Red Hand Files, ele respondeu algumas perguntas de fãs e revelou que o nome da música nova “deve ser ‘To Be Found’”. Na mesma comunicação, ele detalhou um pouco do seu processo de criação.
“Quando estou trabalhando em um álbum com os Bad Seeds, ocasionalmente eu gravo canções sozinho ao piano. Por causa do estilo, essas canções acabam ficando de fora dos discos por serem mais fragmentadas, cantadas de um jeito suave, nada grandiosas. Elas são menos receptivas dentro da banda e perdem espaço para canções mais imponentes”.
Cave citou duas músicas que tem tocado em seus shows recentes pela América do Norte. A primeira delas já é conhecida dos fãs e se chama “Euthanasia”, tendo sido mostrada em outras oportunidades ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a faixa foi composta em 2016 nas sessões de “Skeleton Tree”, acabou não sendo utilizada, mas hoje se tornou uma de suas favoritas.
“Quando eu ouvi essas gravações, me depararei com uma ou duas dessas músicas definhando em algum canto esquecido, e me senti secretamente comovido por suas belezas despretensiosas. Como resultado, fiquei muito apegado a elas”, disse, antes de falar abertamente sobre a faixa cantada em Chicago semana passada.
“A música que toquei em Chicago é outro exemplo desse tipo, mas ela ainda não sobreviveu o suficiente para merecer um título. O sentimento é simples e falado suavemente, e a música não consegue nem declarar seu nome, mas ainda assim é uma música especial, cheia de impacto emocional indeterminado e prazerosa de se tocar. Acho que vou chama-la de ‘To Be Found’”, respondeu ao fã, antes de publicar um trecho da letra.
O último trabalho de Nick Cave com os Bad Seeds é “Ghosteen”, lançado em 2019. Desde o início do ano, Nick tem falado abertamente sobre a intenção de soltar um disco novo em 2023. “Comecei a escrever novas músicas às 9 da manhã do dia 1º de janeiro”, informou ele logo na primeira semana deste ano. Já em junho, Nick contou em sua mesma newsletter que um novo projeto já estava para ser finalizado.
O último trabalho de estúdio do aclamado cantor e compositor foi com seu companheiro Warren Ellis, em 2021, quando lançaram “Carnage”. A série de shows solo do australiano pela América do Norte terminará no dia 29 deste mês, em Los Angeles.