Com novo disco, Coldplay tenta voltar a ser pequeno

230414_coldplay

Uma das bandas mais promissoras do rock inglês da virada do século e a que conseguiu maior alcance popular em nível mundial, o Coldplay tem convivido com acusações de que deixou de lado seu britrock genuíno do início de carreira e meio que “se vendeu” (entre aspas para não soar tão pesado) a alguns elementos da música pop para vingar no mercado norte-americano, terreno tão arenoso para grupos oriundos da terra do Morrissey.

Depois de dois aclamados discos no início de sua trajetória, o Coldplay tomou um caminho mais Jovem Pan FM e meio que perdeu aquela essência do rock simples, meio folk e minimalista de “Parachutes”, álbum lançado por eles em 2000. Depois de rodar o mundo com shows coloridos e borboletas de papel, a banda de Chris Martin parece querer retomar este caminho mais introspectivo lá do início com “Ghost Stories”, sexto registro de estúdio que eles lançam dia 19 de maio.

Não só pela doída separação de Chris Martin e a atriz Gwyneth Paltrow, a banda já vinha dando indícios de que quer voltar a ser o que era, quando se tornou a grande aposta do rock inglês no início dos anos 2000. As canções divulgadas pelo grupo até agora dão força à tese de que os ingleses querem se reinventar, mesmo que isso necessariamente não signifique uma sonoridade nova, mas sim um apanhado do que a banda já fez um dia com muita competência.

O Coldplay ainda não anunciou sua turnê mundial, mas os primeiros shows ao vivo deles em algum tempo serão em casas e teatros pequenos, para tipo 2 mil pessoas. O primeiro show maior será em um festival da BBC Radio 1 em Glasgow, no mês que vem, junto com o Pharrell Williams e a Rita Ora. Hoje pela manhã, Chris Martin & Co. foram à estação inglesa para divulgar este show e fizeram uma session com duas canções que estarão no disco novo: “Magic”, que a gente já conhecia, e “Oceans”, esta até então inédita.

Bem intimista, “Oceans” cairia bem nos dois primeiros discos (especialmente no primeiro), o que mostra que o Coldplay parece estar falando sério com esse papo todo de voltar a ser uma “banda pequena”, como eram em 2000.

Vida nova ao Coldplay? Veremos e ouviremos em breve.

* O bamba Giorgio Moroder fez uma versão remix para “Midnight”, um dos recortes do novo álbum. Em suas mãos históricas, a música dura quase 9 minutos.

* “Ghost Stories”, tracklist
1. “Always in My Head”
2. “Magic”
3. “Ink”
4. “True Love”
5. “Midnight”
6. “Another’s Arms”
7. “Oceans”
8. “A Sky Full of Stars”
9. “O”

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *