Patrimônio cultural da música brasileira e ícone mundial, o inoxidável Milton Nascimento foi homenageado pelo Tiny Desk Concert, a session online mais famosa do mundo, que abriu uma de suas raras exceções para o astro brasileiro e o gravou “em casa”.
“É difícil explicar a importância da carreira de Nascimento e sua influência significativa em todos os gêneros musicais. Quase nunca publicamos shows em casa. Mas ter o glorioso ícone musical brasileiro Milton Nascimento com sua talentosa amiga e colaboradora, Esperanza Spalding, como exceção é talvez a oportunidade de uma vida. Nascimento está com 81 anos e tem dificuldades para viajar para fora do Brasil”, diz trecho do texto assinado por Suraya Mohamed, a diretora executiva da NPR Music.
Aposentado dos palcos há quase dois anos, quando fechou brilhantemente suas turnês com um show para 50 mil pessoas no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, Milton segue ativo em estúdio. Nesta sexta, dia 9 de agosto, ele lança o álbum “Milton + Esperanza”, em parceria com a artista, via Universal Music. O álbum foi gravado no Brasil, tem 16 faixas no total, e participações especiais de nomes como Paul Simon e Tim Bernardes.
Na session para o Tiny Desk, que dura pouco mais de 20 minutos e registrada no Rio de Janeiro há algumas semanas, também participa a cantora Maria Gadu, uma das amigas mais próximas de Milton.
As músicas desse encontro são gentis, exuberantes e cheias de paixão. Mas o que realmente se destaca nesta performance é a profunda amizade, admiração e amor que Nascimento e Spalding têm um pelo outro”, completou a Suraya, da NPR.
O resultado, lindo e significativo, pode ser conferido abaixo.