>>
Por maior que seja um festival, às vezes, acontece do evento ser de certa forma “engolido” por um artista. E por mais que o Coachella tenha lá seus quase 200 shows, diversos palcos, gente bonita, as babes, vodka, sorvete, bandas pequenas, bandas médias e artistas consagrados, a edição de 2018 já ficou marcada pela presença de Beyoncé, ao ponto do festival estar sendo chamado de Beychella 2018.
Tudo bem que o evento que acontece em Indio, apesar de big e esgotar ingressos para seus dois finais de semana de forma antecipada, tem perdido a relevância nos últimos anos justamente por escalar artistas de grande escalão como headliners, por dar uma atenção maior para a música eletrônica radiofônica e de certa forma deslocar cada vez mais bandas médias, um pouco por culpa delas. Ou é superindie ou superpop, não tem meio termo.
Tudo bem, também, que alguns festivais tão grandes quanto (ou até maiores), tipo o Glastonbury, Primavera Sound e Roskilde ainda se viram com programações equilibradas e mantêm ainda boa parte de suas origens. Pode incluir o Popload festival aí também. Hehe. Mas isso é discussão para outra hora.
Voltando para o Beychella. Basta dar uma rápida conferida na imprensa internacional para vermos classificações como “histórico”, “espetacular” e “lendário” para o show de duas horas da principal estrela do pop nos últimos tempos, em uma apresentação que ocorreu com delay de um ano, já que em 2017 Beyoncé estava escalada, mas precisou cancelar sua presença no evento porque estava grávida.
De volta, ela não perdeu tempo, escalou um balé de 100 dançarinos, dividiu o palco com seu marido Jay-Z, a irmã cool Solange e suas amigas de Destiny’s Child, e enfileirou hits no deserto da Califórnia, fazendo do seu show uma atração a parte do festival, para muitos maior que o festival. Até para o The New York Times, que não teve pudor em cravar em suas páginas: “Beyoncé Is Bigger Than Coachella”.
** Mas o Coachella não viveu só de Beyoncé neste seu primeiro final de semana. St. Vincent, Moses Sumney, Vance Joy, David Byrne, Belly, Perfume Genius, The War On Drugs, Soulwax, Vince Staples, First Aid Kit, Eminem, Angel Olsen, Fidlar, alt-J e muitos outros fizeram seus shows no campo de polo em Indio. Um pouco de cada a gente vê abaixo, em fotos. Como bônus, o tal show da Beyoncé em vídeo, completo, que não deve durar muito na internet. Setlist aqui.
A gente volta a falar de Coachella na nossa programação ainda.
++ FOTOS ++
Créditos: Coachella e Desert Sun
>>