Nem todo mundo tem um final de ano tipo propaganda natalina da Coca-Cola. E, em seu EP “Teimosia”, o genial rapper paulista Edgar se uniu ao distinto produtor e beatmaker MK para refletir sobre esse falso clima de fechamento “de ciclo”.
Unindo a experimentação do jazz ao elemento de resistência do rap, Edgar usou suas rimas espertas para questionar a romantização das festas de fim do ano, essa dicotomia entre o brilho das luzes do Natal e a realidade fria e dura das pessoas pobres.
Ao longo de cinco faixas, Edgar e MK retornam a essência do rap clássico, com um frescor e autenticidade, para questionar o status quo, ou seja, o rap em suas origens. Para ilustrar visualmente o EP, porque Edgar é súper “da imagem”, a faixa-título, “Teimosia”, ganhou um vídeo, que você pode assistir abaixo.
O vídeo traduz o cerne do trabalho perfeitamente, usando a estética urbana para destacar a realidade decadente ao mostrar o Papai Noel pedindo dinheiro no centro de São Paulo. Dependendo de como você olha, até o bom velhinho está precisando de uma ajuda neste fim de ano.
***
* A foto de Edgar e BK, em p&B, usada na home da Popload, é de @demobuda, que também dirigiu o vídeo de “Teimosia”.