CENA – No marco dos 30 anos do manguebeat, Mundo Livre S/A celebra o movimento com show hoje em São Paulo 

Nesta quinta-feira, dia 20, a banda Mundo Livre S/A sobe no palco do Cine Joia para celebrar os 30 anos do movimento manguebeat. Embora haja “divergências” quanto essa marca de 30 anos.

“É um aniversário mutante”, explica à Popload o Fred Zero Quatro, cantor da grupo e autor do manifesto “Caranguejos com Cérebro”. – um dos marcos daquela revolução nordestina (na real bem pernambucana) do rock brasileiro.

Como bom movimento que é, fica difícil precisar onde começa o manguebeat. Pode ser 1992, ano do manifesto de Fred. Ou 1994, ano em que a Nação Zumbi com Chico Science e Mundo Livre S/A lançam seus primeiros discos.

“1993 é quando começamos a fazer shows pelo país”, conta Fred, dando brecha para que as celebrações sejam mais extensas. Faz sentido. Importante é festejar. Jogar luz no passado de olho no futuro – se não sabemos quando o maguebeat começou, sabemos que segue vivo. 

Tanto que embora o cartaz possa dar a impressão de que se trata de um tributo a Chico e a Nação Zumbi, Fred afasta a ideia.

O papo da apresentação vai mais no sentido de tornar o repertório das duas bandas uma coisa só. “Tem espaço para nossos mega hits também, é um painel mais completo do que foi a cena, digamos assim”, brinca Fred, empolgado com a experiência de experimentar com as músicas da Nação. Não se trata de um show estático.

“A gente tá tocando com muito espontaneidade, inclusive no Joia teremos a oportunidade de trazer a metaleira, já que é um lugar com palco maior e tal.”

Quando pensa em Chico, Fred puxa duas palavras: antenado e hibridismo. Ele explica: “Antenado é um termo que Chico usava, tinha essa alegoria de estar sintonizado, de estar antenado, né? E eu não me lembro inclusive de ter visto esse termo antes do Chico neste contexto. Mas, atualizando, eu acho que seria hibridismo. É você criar o novo”.

***
* O show do Mundo Livre acontece hoje no Cine Joia por volta da 0h. A casa abre às 22h e ainda tem atração de abertura: Benza.

** Info de ingressos no site oficial do Cine Joia.

*** A foto da banda usada no pôster do Cine Joia e na chamada da home da Popload para este post é de Tiago Calazans.