>>
* O evento mais vanguarda da CENA brasileira, o Festival Novas Frequências, segue por esta semana espalhando sonzeira “à esquerda” da música independente pelo Rio de Janeiro, com sua sexta edição. O festival, capitaneado por Chico Dub e Tathiana Lopes, que começou sábado e vai até quinta, 8, segue hoje com um combo de shows, performances, festas, “caminhadas sonoras”, instalações, peças e uma inédita rodada de negócios que articula conversas várias com 16 festivais do mundo na linha do Novas Frequências.
A programação completa de hoje e do restante do evento desta semana está aqui.
Os dois primeiros dias do festival contaram com duas performances especiais. A primeira, no sábado, no Galpão Gamboa, no bombado centro do Rio, foi a da veterana banda de art rock californiana Xiu Xiu, bastante conhecida nos subsolos da música independente, que mistura, sei lá, pós-punk, música clássica e techno.
Ontem, no mesmo Galpão, e seguindo a vocação 2016 de dar bastante destaque às guitarras, o Novas Frequências botou para tocar o incrível trio feminino paulistano Rakta (foto acima), retrovanguarda hipnótica e algo tribal que produz um som nada convencional que em algum lugar sintoniza com Spacemen 3, Cocteau Twins e Siouxsie. Anos 80 ou anos 2020. O futuro, se a gente tomar como referência este 2016 bizarro, tende a ser artisticamente psycho. E o trio de SP certamente poderá fornecer sua trilha sonora.
O Rakta, que já engatou estrada internacional (lançou em junho/julho seu mais recente disco, “III LP”, pela gravadora Iron Lung, de Seattle, e fez turnê norte-americana e japonesa agora em 2016), é formado por Paula Rebellato (voz e teclado), Carla Boregas (baixo) e Nathalia Viccari (bateria).
Teve ainda shows pelo Nordeste, incluindo apresentação elogiadíssima no festival pernambucano No Ar Coquetel Molotov.
Daí o Rakta tocou ontem à noite no Novas Frequências. E finalmente chega a sua terra, São Paulo, para mostrar ao vivo seu disco novo. A banda se apresenta na comedoria do Sesc Belenzinho na sexta-feira, dia 9. O evento no Facebook está aqui.
Do Rio, desta noite de domingo, espalhamos pelo post algumas fotos e trechos em vídeo do concerto das meninas do Rakta. Popload tingida de vermelho.
* A primeira foto do post é do insta do @allan10almeida. A do meio dos vídeos, do @gguedes. Na home, a usada foi do @brpettinelli.
>>