Exemplo de festival-resistência no país, seja no boom de eventos de música dos últimos anos ou na época em que muitos poucos paravam de pé com identidade e continuidade, amanhã acontece em Recife a 21ª edição do tradicional festival indie No Ar Coquetel Molotov, com ingressos esgotados.
Neste ano, o Coquetel Molotov conseguiu reunir mais de 25 atrações em um sábado recheado de música, espalhadas por três palcos no campus da UFPE, a Universidade Federal de Pernambuco.
Quebrando muitas das regras do setor, o festival foca sim na curadoria como sua bandeira principal. Vai trazer nomes grandes, como a diva pop Pabllo Vittar e a cantora Céu, mas o seu ponto central é fomentar a CENA das descobertas, de abrir caminho a consolidação de artistas e também levar nomes de todo o país a Recife.
Como explica Ana Garcia, fundadora e organizadora do festival desde sua primeira edição, em 2004, “o diferencial está em misturar várioss estilos e criar experiências que se tornam memórias únicas para o público. Nós entendemos que o gosto musical de uma pessoa é plural, por isso o Coquetel Molotov inclui desde cultura popular até música indie, MPB, eletrônica e até brega funk”.
Entre os destaques desta edição temos a banda paulistana Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo, que se apresenta em Recife pela primeira vez, o pianista pernambucano Amaro Freitas, fazendo em sua cidade natal seu único show da turnê de seu mais recente disco, “Y’Y”, e o experimental palco Kamikaze, o “pra dançar” do Coquetel Molotov.
Sob o comando da artista pernambucana Libra Lima, criadora do projeto musical IDLIBRA, o Kamikaze, que existe no festival desde 2022, é o escape eletrônico do evento e neste ano vai dar destaque principalmente ao funk. Entre os destaques está a famoooooosa Tati Quebra Barraco e artistas em ascensão na CENA, como MU540 (foto lá em cima, de Junior Carvalho) e DJ Ramon Sucesso.
O Coquetel Molotov é tão relevante dentro do cenário local e até nacional que nesta última semana recebeu uma homenagem da câmara de vereadores por seus 21 anos de festival. E é a partir de seu compromisso com a diversidade, trazendo uma representatividade de mais de 70% de mulheres no line-up deste ano, e com o fomento da CENA, que o Coquetel Molotov se mantém na vanguarda ano após ano.
Abaixo, o cartaz do festival, com todas as suas atrações:
***
* A imagem da chamada da home da Popload para este post é da cantora Jaloo, em clic de Caia Ramalho.