* Não faz muito sentido mas faz todo o sentido. Tem lançamento novo da espertíssima dupla de rapper mineira Hot e Oreia e a gente sempre, de saída, manda um “whaaaaat?!?!?!” até entender o que está acontecendo.
Mas, quando entende, como é o caso do lançamento desse vídeo de faixa dupla (!) e referências artísticas de cinema e arte moderna (!!), a gente fala: “wowwwwww!!!”.
O mais novo vídeo do Hot e Oreia junta duas faixas de seu mais recente álbum, “Crianças Selvagens”, lançado em setembro. São elas “Domingo” e “Presença”. A coisa não é fácil.
Vamos tentar aqui elencar as referências do vídeo de faixa dupla deles, para você assistir ticando sua percepção de tudo, para não deixar escapar nenhuma menção:
* O vídeo traz cenas de alusão ao longa da resistência, “Bacurau”, um dos maiores sucessos do cinema nacional recente.
* Hot e Oreia vão à arte. Quadros como “Antropofagia”, de Tarsila do Amaral, “A Sereia”, de Alfredo Volpi, “Exu Black Power”, de Abdias do Nascimento, e “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci são visualmente mencionados em “Domingo / Presença”.
* Parte do discurso de Caetano Veloso no Festival Internacional da Canção, em 1968, é reproduzida no vídeo.
* Caetano ainda empresta a voz na parte “Presença”. Nelson Ned é ouvido na parte “Domingo” do filminho do duo mineiro de hip hop.
* Você entendeu que neste vídeo a dupla mineira mistura duas músicas do mais recente disco deles, né?
* Chegamos até a ver até uma referência a Tarantino ali, meio “Bastardos Inglórios”. Mas acho que ficamos confusos com todos os conceitos.
Era isso.
***
* “Domingo / Presença”, o vídeo, tem a direção de Belle de Melo, que costuma trabalhar com o Hot e Oreia. Ela já dirigiu o vídeo de “Eu vou”, paródia da peça/filme “O Auto da Compadecida” para música do disco de estreia. “As releituras de filmes que fiz para os videoclipes do Hot e Oreia me permitiram desaguar a minha insatisfação sociopolítica frente ao cenário atual brasileiro”, diz Belle.
“‘Domingo’ e ‘Presença’, que são músicas separadas, ficam unidas neste trabalho de uma forma muito singular e especial, em uma narrativa que espero reverberar e provocar reflexões mesmo após o vídeo terminar. É uma ficção sobre histórias muito reais: a nossa”, resume.
>>