>>
“Recentemente, tirei os dentes de siso, só depois de completar 30 anos. Indiretamente, vi uma ligação entre esse fato e o de apresentar minhas primeiras músicas agora”.
Essa é a síntese feita por Mathues Fleming, conceituado guitarrista da CENA de Belo Horizonte, com carreira ligada a bandas como Seu Garcia, Henrique Cunha & The Maradonnas, Câmera e Sci-Fi, para seu disco solo “O Estado das Coisas”, que ganha premiere na Popload nesta quarta-feira.
O embrião do projeto surgiu há mais ou menos dez anos, quando Fleming ainda residia em sua cidade natal, Ouro Fino, no interior mineiro. O álbum solo parte de recortes acumulados ao longo de todos esses anos, revisitados pelo guitarrista agora em 2017. “É como extrair os dentes de siso, nunca se sabe exatamente a hora, ou você arranca-os para prevenir um caos ou quando já não cabem mais em você. Essas experimentações sonoras já não cabem mais em mim. Chegou a hora de extraí-las”, cita.
“O Estado das Coisas” foi composto, gravado, mixado e masterizado por Fleming, em processo similar ao usado na gravação de Sci-Fi, álbum/projeto de seu ex-colega de Câmera, Bruno Faleiro, o qual Matheus também assina a produção.
A capa do disco também é obra de Fleming e é retratada justamente por uma imagem de raio-x dos seus dentes, tirado em 2016. “A atmosfera do álbum traduz um clima desacelerado, contrastando com o atual ritmo de uma ‘vida conectada’. As oito faixas contam apenas com sons de guitarras e pedais de efeito, exceto ‘1985’, que conta com o som de um piano. As diversas camadas sonoras criam climas imersivos que deslocam o ouvinte para um estado de percepção contemplativo”, revela o artista.
O álbum ganha lançamento pelo selo/produtora local Quente, marca catalisadora do indie em BH. As oito faixas do projeto podem ser conferidas abaixo.
>>