>>
* Paraíba, 300 graus no termômetro, praia de água azul ao fundo e vento litorâneo batendo de canto. Imaginou? É nessa onda meio tropical, meio quente, que a Banda-Fôrra, lá de João Pessoa, aterrissa para lançar, com exclusividade pela Popload, seu novo clipe ao vivo, “Apego”. A música faz parte do seu primeiro disco, “Trilha”, e anuncia também o lançamento do seu primeiro DVD, que deve sair logo mais. E não é só.
A Banda-Fôrra nasceu em 2014 e no ano seguinte divulgou seu primeiro EP. O registro, com o mesmo nome da banda, apareceu com seis faixas bem sintetizadas e tortas, apostando em referências menos pop e mais experimentais, em uma mistura de eletrônico com psicodelia e MPB.
Com a divulgação do álbum de estréia, a Fôrra mudou de baterista, circulou localmente em shows e festivais, compôs novas faixas e lançou os singles “Apego” e “Trilha Sonora”, isso, ali por 2017. Com mais material pronto para lançar, eles colocaram na rua, logo no início deste ano, o disco “Trilha”.
Diferente do início mais Radiohead tropical do EP, “Trilha” veio carregado de pop, mas não menos complexo. Os paraibanos investiram em baladas e refrões que lembram alguns dos seus companheiros de cena nacional, como Maglore, Holger, Selvagens à Procura de Lei e por aí vai. A raíz abrasileirada continua ali, mas acaba recebendo mais camadas de efeitos e instrumentos, dando um ar pop psicodélico com cheiro de praia, daqueles de colocar no carro durante longas viagens até o litoral.
No vídeo ao vivo, da faixa “Apego”, o clima de festerê fica evidente e dá uma palinha do que o disco completo da banda representa – Uma mistura de riffs de guitarra com um refrão grudento, cheio de “ôoooos” do início ao fim. Esse registro ao vivo, parte do DVD que será lançado ainda no primeiro semestre do ano, foi gravado na Casa da Pólvora em João Pessoa durante o mês de janeiro e pode ser conferido logo abaixo, com exclusividad.
Mais para baixo ainda, veja os quatro vídeos com letra que a Banda-Fôrra lançou recentemente, tudo de canções do disco “Trilha”, para reforçar que a dança, como movimento cultural, é assunto muito caro ao grupo paraibano, mas é preciso ter atenção também à poesia das letras.
** As fotos da Banda-Fôrra usadas aqui e na home da Popload são assinadas por DaniL.
>>