
Está disponível nas plataformas de streaming o dançante e agridoce single “Cidade, Você e Eu”, da dupla fluminense Somacores. A banda é composta pelos irmãos Luke e Pedro Aguiar, naturais da cidade de Rio das Ostras, no interior do estado do Rio de Janeiro. De forma independente, os irmãos compõem, gravam e produzem juntos.

Foto: Bruno Osório
Luke e Pedro contam que cresceram fazendo música juntos, de início por influência do pai, que também é músico. Segundo os irmãos, o processo criativo em dupla é mais leve e proveitoso. Os artistas também já integraram juntos uma outra banda, chamada Lopine, entre 2016 e 2023. Além disso, Pedro tem um projeto solo desde 2022. Mas, foi no ano de 2024 que começaram a dupla de fato.
Sobre o curioso nome da banda, os irmãos contam à Popload: “Ficamos muito tempo pensando em qual poderia ser o nome da nossa dupla, até chegarmos em Somacores [no original, com letras minúsculas], que faz relação a essa soma de referências, personalidades. As cores reflete nossa busca em explorar os sentimentos através da música”.
“Eu danço e vejo passar…”
Sobre o single “Cidade, Você e Eu”, a música começa com um arranjo mais tímido, que é, basicamente, uma lamentação em voz e teclas bem direta do eu lírico sobre o fato de ter sido deixado por seu interesse amoroso. No entanto, o clima logo parece melhorar um pouco e, a partir dos primeiros 15 segundos da música, o instrumental cresce e torna-se mais dançante, com a boa presença da bateria e do baixo bem marcado.
A cidade, mais especificamente o boêmio bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, como relatam os irmãos Aguiar, é não só o espaço onde se passa a história da música, mas quase que uma das personagens da trama.
A capa de “Cidade, Você e Eu”, pintada a mão pelo artista visual Burga, inclusive, contribui com essa atmosfera fugaz da canção. A imagem retrata alguém que, em meio à madrugada, dança sozinho nas calçadas de pedra do centro do Rio, como se quisesse, mais do que tudo, distrair-se para não pensar nesse antigo amor, o que o próprio eu já lírico entrega que não funciona bem: “O Rio já não é a bola da vez”.

Sobre os próximos passos da Somacores: a dupla planeja continuar lançando mais singles neste e no ano que vem. Para, em 2027, lançar o primeiro EP. Mas, enquanto não vem aí, já dá para se transportar para o boêmio centro do Rio de Janeiro com a “Cidade, Você e Eu”. E quem sabe acabar dançando e viajando na letra da música também!