CENA – Chuck libera o hino da quarentena real e prepara primeiro álbum solo até com Daniel Johnston envolvido

1 - cenatopo19

* Bom, acho que temos um ganhador da melhor música de quarentena, ainda que a quarentena esteja mais ou menos. Porque a vida anda mais ou menos. Porque todo mundo, pelo menos a maioria, se encontra mais ou menos bem.

É a ótima “Mais ou Menos Bem” uma das duas músicas que Chuck Hipolitho está lançando, como pontapé inicial para o disco cheio que vai lançar finalmente com seu nome, em novembro.

O cara, que passou a vida atrelado a bandas fortes e grandes na cena independente como Forgotten Boys e Vespas Mandarinas, fora seu trabalho na MTV Brasil como produtor e até VJ, fora seus grupos paralelos, agora assume a bronca com a própria cara, para lançar um disco bem especial. De releituras musicais em boa parte dele. De exercitar o português em cima de músicas gringas. Tudo com a cara do Chuck. Cara-cara-cara. E tá na cara que será legal, até porque deste lado aqui a gente já ouviu o disco todo.

Chuck - crédito Rafael Kent 3

“Mais ou Menos Bem”, lançada agora, combina muito com nosso estado quarentenesco não só pelo nome do single lançado mas também por seu vídeo, com imagens de umas colagens na janela enfeitada do quarto onde gravou grande parte do álbum, passou boa parte da quarentena e via os dias passarem. O vídeo retrata essa passagem do tempo típico da Era Covid. “Mais ou Menos Bem” é ainda o nome do disco de Chuck, o que sai mês que vem.

A música é uma versão em português (com algumas licenças) de “Más O Menos Bien”, da conhecida e muito boa banda indie argentina El Mató a un Policía Motorizado, que já fez alguns shows no Brasil.

O mais engraçado é que Chuck não conhecia o grupo hermano, nunca nem tinha ouvido falar. Há alguns anos, foi apresentado a “Más O Menos Bien” e se encantou com a canção, que o serve agora como carro-chefe do ano passado. Através de um contato, disse Chuck em Popload Live da semana passada, descobriu o email de Santiago Barrionuevo, o compositor do hit do El Mató, e mandou uma mensagem, para mostrar o resultado, pedir autorização. Nunca teve resposta. Mas liberaram a música.

A outra música do disco lançada como single é “Tudo Está”, outra versão, desta vez de uma música da trilha do desenho “Hora de Aventura”, do Cartoon Network, desenho do qual é fã. Outro resultado que, por assim dizer, tem a cara do Chuck. No original, é “Everything Stays”.

Na live com a Popload, quinta passada, Chuck tocou a versão em português de “True Love Will Find You in the End”, do gênio Daniel Johnston, perturbado cantor e compositor americano morto em setembro do ano passado. O título da versão do Chuck ficou “O Amor Te Encontra no Final” e ficou linda também em português. Difícil essa música não ficar boa mesmo se fosse em russo ou chinês. Ela também vai estar no disco. Chuck pode ser visto a tocando no IGTV da @poploadmusic.

Mas, por enquanto, ficamos com “Mais ou Menos Bem” e “Tudo Está”, em som e vídeo, aqui embaixo.

***

Em “Mais ou Menos Bem”, Chuck cantou, tocou guitarra, baixo em algumas canções e programou as baterias do repertório inteiro. O baixo e teclados de “Tudo Está”, assim como de algumas outras músicas do álbum, foram gravados por Guilherme Almeida, baixista da Pitty e parceiro de longa data em vários outros projetos. Depois de tudo gravado o material foi finalizado no Estúdio Tambor (RJ).

A capa do disco cheio é esta aqui embaixo:

Chuck - Mais Ou Menos Bem (single)

***

* As fotos do Chuck deste post e da home da Popload são de Rafael Kent.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *