>>
* Saiu!!!! Chico Bernardes, irmão de Tim Bernardes e filho do compositor Maurício “Mulheres Negras” Pereira, entra documentalmente no clã musical da família por conta agora do lançamento de seu primeiro disco, que leva seu nome, mas deve ser degustado não pelo seu nome apenas. Aliás, a rigor, o título podia ser outro. Já explico.
O jovem instrumentista paulistano, que saiu dias atrás na Popload por causa do lançamento de seu single e video de estreia, “Um Astronauta”, aparece aqui de novo, agora robusto, com seu belo álbum cheio, que compôs, tocou tudo, produziu e arranjou. Meteu a mão geral mesmo.
Utilizando o sangue independente escoado pela veia musical familiar, ele construiu uma outra família, diferente para além da cabeleira, para compor este “Chico Bernardes”, já nas plataformas, disco que leva o selo do valente selo indie RISCO.
Para dar vida ao seu primeiro álbum, ele constituiu uma família de Chicos. Do caderno de anotações das letras ao violão, bateria e teclados desempenhados, para depois burilar tudo na cadeira de produtor musical, Chico “sobrepôs vários Chicos tocando em conjunto uma mesma canção composta por ele”, como bem indica a divulgação do trabalho de estreia do rapaz. E, ouvindo as dez faixas deste seu debut, dá para enxergar bem isso.
Se o artista permite nossa opinião, o disco deveria se chamar “Chicos Bernardes”.
Ok, é um disco de estreia, seu dono tem apenas e recém-completados 20 anos, as canções têm a levada simples. Mas não se engane. O trabalho é rebuscadíssimo, poético, cheio de tecidos e variações de cinzas dentro de seu caráter indie-folk-MPB bem personalizado. É um disco de descobertas constantes, a cada audição.
E esta todinho aqui embaixo, a seu dispor.
** O show de lançamento de “Chico Bernardes” acontece no dia 30 de junho, às 19h, no Auditório do Itaú Cultural com entrada gratuita. Os cerca de 200 ingressos da capacidade da casa começam a ser distribuídos uma hora antes de a apresentação começar. O Itaú Cultural fica na av. Paulista. 149, Bela Vista, em São Paulo.
*** As fotos de Chico, aqui no post e na chamada da home da Popload, são de Zoe Passos.
>>