CENA – Banda mineira Lupe de Lupe “disstrata” a cena goiana no novo single chamado… “Goiânia”

1 - cenatopo19

* Está causando uma certa correria no Twitter desde ontem a música “Goiânia”, primeiro single do próximo álbum da banda mineira Lupe de Lupe, de Vitor Brauer. O disco, o quarto do grupo indie-noise, às vezes experimental, outras pós-punk, de BH, vai se chamar “Trator” e sai em maio pela ação conjunta do interessante coletivo Geração Perdida de Minas Gerais e da paulistana Balaclava Records.

Para bom entendedor, “Goiânia” é uma “diss track”, faixa de um artista falando mal de outro. No caso uma banda mineira espinafrando, veladamente ou não, uma das cenas independentes mais movimentadas do Brasil, a da capital de Goiás.

Captura de Tela 2021-03-04 às 5.20.16 PM

A letra é pesada e versa dentro da cultura do cancelamento irrestrito ou da questão da “passada de pano”. Seja dando nomes aos bois, tipo o do polêmico jogador de futebol e político Tulio Maravilha, ou não entregando o que se sabe ou acredita saber, como a da “garota de 50 quilos” que foi ameaçada. Cita os sertanejos e o festival Bananada.

A música em si é boa. Começa indie tipo Cake, com um fundo repetitivo de guitarra para servir de cama ao discurso da letra, e perto do fim, em clímax, crescendo, vira um harcore de tom mais denunciador desta perspectiva MG vs. GO clara/não clara). Assim a posição contrária a Goiânia vira tipo um dedo na cara.

“Goiânia”, de Lupe de Lupe, está aqui abaixo, com a letra enorme toda, seguindo o vídeo. Salvo engano, é a primeira vez que alguém da CENA escreve sobre a CENA, ainda que para se indispor, desde o hit indie paulistano “Alguém Aí”, do misterioso grupo Ponto Chic, lá nos anos 2000. Só que este último ia pelo caminho da ironia. A Lupe de Lupe, nada misteriosa, vai ao ataque direto, mesmo que com indiretas.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *