CENA – Apeles transforma seu medo do silêncio em colagens musicais. E tempera com um vídeo de dança solitária

1 - cenatopo19

* Indie alta-cultura da CENA paulistana, o caprichoso Apeles vai se virando para se manter ocupado e criativo em tempos pandêmicos. Como muitos, obviamente. Alguns mais, outros menos. E, no caso do projeto do Eduardo Praça, ex-Quarto Negro e ex-Ludovic, a busca é por variadas formas de expressão, por experimentar. Tipo este belo single solitário “Eu Tenho Medo do Silêncio”, que ele lança hoje, com vídeo.

Depois de botar música em trilha de filme (novembro) e experimentar parceria com outro cuidadoso artífice da música independente (hoje) de SP (janeiro), o Apeles discute em música, e por meio de colagens sonoras, a descartabilidade da arte.

Apeles_SingleMarco_FOTOJoséTm_foto3

“Eu Tenho Medo do Silêncio” foi feita e refeita algumas vezes, como num autodesafio, até ganhar a forma que tem agora. “Inicialmente, a música tinha uma base inicial, cheguei a finalizá-la algumas vezes, mas algo não me soava ideal e eu precisava do desafio”, revela Apeles sobre o processo criativo da canção. “Passei a reconstruí-la com arranjos diferentes, estava muito ligado à música experimental, colagens sonoras, samples e exploração de timbres.”

E o que os lockdowns ou a falta de um apropriado tem influenciado em sua criação musical hoje em dia?

“Desde o Quarto Negro já estou habituado à esse processo solitário, que é difícil, mas muitas vezes necessário para que eu possa imprimir algumas experimentações”, diz Praça. “Penso muito na privação de sonhos que habita boa parte da classe artística atual. Na luta para se manter relevante sob um consumo de arte por vezes apressado e descartável. Na parte B da faixa há um verso em reverse, uma alusão ao sentimento de que precisamos ressignificar na raiz qual a função, hoje em dia, da arte na sociedade.”

“Eu Tenho Medo do Silêncio” é uma “one night stand” musical, segundo Edu Apeles. Não é de disco anterior, não vai fazer parte do próximo EP que ele está produzindo.

A faixa, retrato de um momento único, ganhou um vídeo, dirigido pelo duo Cinza, co-responsáveis pelas ótimas filmagens do último festival pernambucano Rec-Beat, na etapa paulistana.

***

* As fotos do Apeles deste post e da home da Popload são de José Tm.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *