>>
* Banda nova e clássica ao mesmo tempo no indie nacional, fundada em 2003 em Porto Alegre mas com seu primeiro disco lançado apenas em 2010, a banda gaúcha de folk/indie/psicodelia ruidosa divulgou há uns dez dias o seu mais recente álbum, o “Meio Que Tudo É Um”. O lançamento é fruto de um financiamento coletivo bem-sucedido feito pela banda em 2015 e que foi responsável por viabilizar uma turnê e a gravação do novo trabalho.
Já bastante amigos do formato de crowdfunding, a Apanhador Só realizou o seu primeiro financiamento coletivo em 2013 para a gravação do segundo disco. Na época a campanha frutífera arrecadou mais de R$ 50 mil e atingiu 132% da meta estipulada.
Desta vez, para este “Meio Que Tudo É Um”, a vaquinha virtual começou há dois anos com o objetivo de comprar um carro e viabilizar uma turnê por todo o Brasil no formato de sala de estar. Os shows aconteceram na sala de casa de 80 pessoas em 20 cidades diferentes do país.
Logo após a finalização das 80 datas, o carro utilizado nas viagens foi vendido e o valor arrecadado financiou a gravação do seu novo disco. Artesanalmente, isolados fora da capital do seu estado, o trio formado por Alexandre Kumpinski, Felipe Zancanaro e Fernão Agra apresenta um disco mais pop e menos experimental que o seu último, “Antes Que Tu Conte Outra” de 2013, abusando de formatos tortos de arranjo e misturando o acústico com o elétrico.
Apanhador Só em “Meio Que Tudo É Um” traz um som acústico, experimenta e cheio de camadas de ruído, mas que soa incrivelmente mais pop do que seus disco anteriores, apostando em histórias do dia a dia musicadas por violões, guitarras, percussão e os mais variados instrumentos e não-instrumentos que eles encontraram pela frente durante a gravação (não é por menos que ficaram conhecidos por tocarem com uma roda de bicicleta durante os shows do seu álbum “Acústico Sucateiro”).
“Meio Que Tudo É Um” já está disponível em todas as plataformas digitais. Inclusive se encontra grátis para download no site da banda.
Para quem quiser conferir o trio ao vivo, eles se apresentam no próximo dia 16 de agosto no Rio, dia 19 no clássico Theatro São Pedro de Porto Alegre (com as vendas online esgotadas), além de São Paulo dia 25 e BH já em setembro.
>>