CENA – Ana Frango Elétrico cria vídeo de afeto de meia hora com “Caspa”

1 - cenatopo19

image (1)

* Olha a CENA do Rio de Janeiro aí outra vez. Agora representada pelo novo lançamento da musa internacional carioca Ana Frango Elétrico, no que o encadeamento dessas palavras aí escrita têm de mais bonito e doido.

A princípio, você pensa, não tem nada demais. Frango está lançando o lyric vídeo, nem é o vídeo oficial, de uma música sua de 2019, nem é assim uma novidade.

Mas nããããão!

No caso, a música em questão é o sambinha “Caspa”, faixa de dois minutos e pouco do ótimo álbum “Little Electric Chicken Heart” e cuja parte do “lyric” diz apenas o seguinte “Minha cabeça neva/ De nervoso, agonia ou aflição/ E se eu gosto de alguém/ E sinto paixão/ Eu adoeço do coração”. Diz muito com tão pouco. Mas é isso.

Só que aí a Ana Frango Elétrico tem a ideia de espichar a música para um vídeo de MEIA HORA com essa mesma letra pá-pum e a melhor marchinha, em looping, que você vai dançar no Carnaval do ano que vem, em MAIO. Tudo muito Rio de Janeiro de hoje, CENA que talvez não saiba ter muito da vanguarda paulistana dos anos 80, uma que tira a MPB da zona de conforto e estica e puxa estilos e referências para todos os lados. Ana Frango é muito gênia.

ana

A cantora também tem tentáculos visuais, além dos vocais. “Caspa”, o lyric vídeo, é feito em parceria com o artista visual Pedro Sodré, da banda Rosa Bege. Porque os agitos culturais do Rio de Janeiro hoje é assim.

“Durante a quarentena, imaginando possibilidades de expansão e de redução do universo do meu trabalho, me veio a ideia de chamar o Pedro para pensar comigo e explorar essa relação entre tecnologia, plasticidade e movimento. Esse primeiro clipe-experiência dura 30 minutos, com a intenção de criar um espaço virtual de afeto, um lugar de cicatrização / uma caixinha-de-música”, Frango explica o vídeo. Porque Ana Frango Elétrico é assim.

Essa coisa da expansão do lyric vídeo de “Caspa” foi feita a partir de uma síntese de elementos do projeto gráfico do Caio Paiva, que fez a arte do disco “Little Electric Chicken Heart”. Com isso, Pedro Sodré estruturou a “criação de sistemas que permitem ao usuário delinear, a partir da densidade sonora e visual, afetos sutis e situações aurais”. Caio Paiva é o vocalista e guitarrista da banda Ovo ou Bicho, destacada na Popload ontem com post, hoje no Top 50. Porque a Popload é assim.

***

* As fotos de Ana Frango Elétrico deste post, aqui e na home da Popload, são de Hick Duarte.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *