* Flávio Basso, aka Júpiter Maçã, aka Júpiter Apple, para quem não conhece, foi um dos grandes da música independente nacional. Esteve em duas bandas-base do rock gaúcho (TNT e Os Cascavelletes) e tocou uma carreira solo de respeito, com pelo menos um álbum incontestável: “A Sétima Efervescência”, sua estreia em 1997. Um cara admirável que se foi cedo demais, em 2015, com seus 47 anos.
De lá para cá, tivemos algumas homenagens, relançamentos, livro, entre outras coisas a seu respeito. A novidade da vez é uma álbum instrumental inédito que estava perdido. Gravado em 1999, “The Apartament Jazz” se tornou a trilha sonora de um pequeno filme de Júpiter que leva o mesmo nome. O curta-metragem chegou a ser exibido na MTV, na época, e pode ser encontrado ripado pelo YouTube. As gravações completas nunca viram a luz do dia.
Até que o diretor do vídeo de “Modern Kid”, André Peniche, que tinha uma cópia do disco, foi procurado por Egisto Dal Santo, amigo e responsável pelo acervo de Basso junto a família. Sem as letras sempre sagazes, o álbum ressalta a ousadia musical de Basso e sua competência e domínio completo de conceitos do jazz, da música eletrônica e de sua especialidade, a psicodélica. São nove faixas, todas sem nome (apenas numeradas “AJ1″, AJ2”, assim por diante), que no todo dão pouco mais de meia hora.
>>