Todo começo de ano tem no planeta musical as tradicionais lembranças ao grande David Bowie, cantor que nasceu num 8 de janeiro há 77 anos e morreu num 10 de janeiro há 7.
Mais do que as homenagens ao multiartista inglês, tem sempre as desencavadas de material antigo e/ou inédito de sua vasta obra.
Vamos tentar resumir as principais “novidades” sobre Bowie aqui neste post:
– O famoso apresentador americano Howard Stern postou em seu Youtube um vídeo de um show montado para seu aniversário em 1998, em que Bowie é um dos convidados e interpreta a famosa “I’m Afraid of Americans” batendo o maior papinho introdutório. Pensa o Bowie cantando em seu aniversário.
– A cultuada banda americana Wilco soltou hoje o registro de uma cover de “Space Oddity”, de Bowie, que a turma de Jeff Tweedy fez ao vivo na Mountain Stage, uma premiada rádio americana de performances ao vivo que faz parte do conglomerado americano NPR). O Wilco passou lá no ano passado para um showzinho na emissora, com o intuito de gravar um disco ao vivo especial chamado “Live on Mountain Stage: Outlaws and Outliers”, a ser lançado em abril. Como o grupo de Chicago tinha executado essa “Space Oddity”, aproveitou o aniversário de Bowie para anunciar o disco ao vivo com essa homenagem ao inglês.
– Foi revelado hoje pelo jornal francês “Le Monde” que Bowie vai virar nome de rua em Paris na semana que vem. A rua David Bowie ficará na região 13 da cidade, no lado esquerdo do rio Sena. É um projeto do prefeito parisiense Jérôme Coumet, fã confesso da lenda britânico. Vai ter um evento de “lançamento” da rua de Bowie na região, quando fizerem as trocas das placas.
– A conta oficial de Bowie no Instagram anunciou hoje o re-lançamento do álbum “Waiting in the Sky (Before the Starman Came to Earth)”, disco de 1972 gravado no Trident Studios no ano interior e considerado o início da era da persona Ziggy Stardust, servindo de base para o fenomenal disco seguinte, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and Tthe Spiders from Mars”. Este “Waiting in the Sky” vai ter versões diferentes das do disco do Ziggy Stardust mais quatro inéditas, entre elas uma cover de “Round and Round”, de Chuck Berrry. O disco sai no dia 20 de abril, no Record Store Day.
–