Can’t help thinking about Bowie. A estreia do mito enquanto David Bowie foi há exatos 50 anos

140116_bowie_alicia

Bowie ao lado de Alicia Keys, em sua última vez em um palco (novembro de 2006)

★ Essa eu li no blog efemérides do éfemello, do jornalista Fernando Figueiredo Mello. Hoje, 14 de janeiro, se completam exatos 50 anos da estreia de David Bowie como David Bowie na música. Foi em 14 de janeiro de 1966 que ele lançou seu primeiro single com a The Lower Third utilizando o nome “David Bowie”.

Já na cena musical há alguns anos, Bowie adotou no início o nome Davy Jones. Após passar por bandas como King Bees e Manish Boys, David resolveu trocar seu nome na época da The Lower Third, já que outro Davy Jones fazia sucesso naquela época, com os Monkees.

A estreia como David Bowie aconteceu com o compacto de 7″ “Can’t Help Thinking About Me”, lançado inicialmente no Reino Unido em 14/1/1966 e meses depois distribuído pela Warner nos Estados Unidos, sem maior relevância.


 
 
★ Se a estreia de Bowie enquanto Bowie foi em janeiro de 1966, alguns anos antes ele já tinha aparecido na TV como fundador da, atenção, Sociedade de Prevenção à Crueldade Contra os Homens de Cabelo Comprido. Foi no programa Tonight, da BBC, que Bowie apareceu com colegas para falar do bullying que os jovens de cabelos longos sofriam na Inglaterra no início dos anos 60. Na ocasião, Bowie, então com 18 anos, disse que não estava copiando os Rolling Stones. “Cultivo esse cabelo há mais de dois anos”, justificou.


 
 
★ Pegando o túnel do tempo e cortando para o novo século, o último single de Bowie foi lançado em dezembro passado, o enigmático e histórico “Lazarus”, quase 50 anos após sua estreia de Bowie com “Cant Help Thinking About Me”. Já a última aparição de Bowie em um palco foi em novembro de 2006, quando cantou ao lado de Alicia Keys em um evento beneficente em Nova York. O astro inglês começou a se retirar dos palcos após sofrer problemas no coração durante a sua turnê mundial em 2004.

No mês de junho daquele ano, Bowie sentiu fortes dores na altura do ombro esquerdo em um show na cidade de Praga e precisou encerrar a apresentação antes do fim previsto. Dois dias mais tarde, o inglês voltou ao palco do Hurricane Festival, na Alemanha, em 25 de junho, naquele que ficou marcado como o último show completo do astro. Novamente sentido dores, exames apontaram naquela mesma semana que uma artéria de Bowie estava bloqueada e o cantor precisou passar por uma angioplastia urgente.

Com o restante da turnê cancelado, Bowie apareceu em um palco apenas três vezes como convidado em apresentações do Arcade Fire (2005), David Gilmour e Alicia Keys, este sim o último ato de Bowie em um palco, dia 9 de novembro de 2006, em NY. Bowie cantou as canções “Wild Is the Wind”, “Fantastic Voyage” e “Changes”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *