Blur e o show para a BBC ontem. Banda diz não saber por que não foi “convidada” a vir ao Brasil em novembro

O momentaneamente redivivo grupo inglês Blur, veterano de guerra da música inglesa que sobreviveu ao massacre grunge na virada dos 90, ajudou a protagonizar a “revanche” britpop, virou “heavy metal” para chegar forte aos EUA e encantou gerações diferentes até praticamente sumir à sombra de um gorila em cartoon, segue seus barulhentos shows de retorno à ativa, agora em 2023.

Ontem a banda, que recentemente fez duas apresentações bombadaças para 180 mil pessoas no estádio de Wembley, em Londres, fez um show especial para a inglesa BBC Radio 2, no BBC Radio Theatre, com 300 “testemunhas” e para ser transmitido ao vivo pela emissora, tanto em seu canal como na plataforma BBC iPlayer, onde escutamos a performance.

Foram 13 músicas tocadas e veiculadas ao vivo. O bis, que teve mais três canções incluindo dois clássicos e uma inédita, foi “guardado” para ser mostrado na Radio 2 na semana que vem. Veja o setlist lá embaixo.

Claro, o show foi filmado. Aqui temos não só o áudio todo da apresentação especial do Blur como dois vídeos das performances da banda para o megahit “Parklife”, com a presença vocal óbvia do comediante Phil Daniels, e a lindona “The Narcissist”, do disco novo, que sai nesta sexta-feira, dia 21.

Ontem repercutiu bastante no Twitter (onde mais?) uma entrevista que o baixista Alex James deu ao site brasileiro Tenho Mais Discos Que Amigos, em que Alex diz que a banda vem para a América do Sul mas não recebeu “convite” para vir tocar no Brasil.

Mais tarde, uma conta inglesa não-oficial do líder Damon Albarn, que posta tudo relativo ao Damon e ao Blur desde 2010, repercutiu a fala do baixista também no Twitter:

Na entrevista, Alex James disse que não tinha ideia de por que o Blur não estava sendo “convidado” a vir ao Brasil. Por que será?

Blur Setlist BBC Radio Theatre, London, England 2023

***
* A foto do Blur no show da BBC, usada para este post, é de Phoebe Fox/Divulgação.