Nessa onda forte de “shoegaze” que assola a moçada nova do indie atual tem um som obrigatório que saiu em disco na sexta-feira passada. É o novo disco da banda americana Wednesday, “Rat Saw God”, barulheira fofa da galera da Carolina do Norte que arrancou uma colossal nota 8.8 do site Pitchfork, coisas como “divino” do site “Consequence of Sound” e nota 9 na “adulta” revista “Uncut” inglesa, para ficar só nesses exemplos.
“Rat Saw God” é o quinto e mais inspirado disco do quinteto, o primeiro disco pelo esperto selo Dead Oceans, o que está sendo considerado uma virada na carreira da banda.
Para dar um exemplo da admiração de um veículo não tanto (nada) musical, a gente traz aqui o que pensa sobre o disco, por exemplo, o diário econômico “Wall Street Journal”, que tem uma respeitável seção cultural: “Um álbum excepcional que faz você querer olhar mais profundamente para o mundo ao seu redor; um disco de narrativa selvagem e epifanias silenciosas”.
O termo “shoegaze” para amarrar a sonoridade da Wednesday pode não ser precisa. Aqui, no caso, e especialmente por “Rat Saw God”, conseguimos sentir um som que gravita em torno do country. Ou do chamado “Americana”, algo indie-country que vemos muito forte no Wilco, entre outros nomes bons dessa música que explora a meiuca da América.
Junto com o disco novo, a Wednesday fez circular no final de semana o vídeo oficial do delicioso single novo, “Quarry”, que é mais indie que eu e vc juntos.
A Wednesday sai em turnê do novo disco em 26 de abril, em Atlanta. Vamos ficar de olho por aqui.
Abaixo, o vídeo de “Quarry”, o single da hora deles. O álbum pode ser ouvido aqui.