>>
* Por aqui não somos muuuuito fãs de prêmios de música, não, tirando obviamente as performances que rolam e tal. Sabe como é, metade é fachada/politicagem, o resto é só um grande auê. Mas sempre abrimos uma exceçãozinha ao Mercury Prize, a principal premiação da música britânica, que hoje anunciou os indicados aos troféus de 2021.
A premiação, que acontece desde 1992 e só tem uma categoria, a de “DISCO MAIS RELEVANTE DO ANO”, não só é escolhida por gente interessante da música (sem ser executivo de gravadora essas coisas) como já deu estatuetas para uns álbuns bem basiquinhos: Primal Scream com o “Screamadelica” foi o primeiro deles, a PJ Harvey levou duas vezes, Arctic Monkeys com “Whatever People Say…” também ganhou, e mais recentemente tivemos Wolf Alice e, no ano passado, Michael Kiwanuka (o mano abaixo em seu momento de glória).
****
* Pois bem, quem está no páreo este ano? Um moooonte de gente boa.
Arlo Parks – ‘Collapsed in Sunbeams’
BERWYN – ‘DEMOTAPE/VEGA’
Black Country, New Road – ‘For The First Time’
Celeste – ‘Not Your Muse’
Floating Points, Pharoah Sanders & The London Symphony Orchestra – ‘Promises’
Ghetts – ‘Conflict of Interest’
Hannah Peel – ‘Fir Wave’
Laura Mvula – ‘Pink Noise’
Mogwai – ‘As the Love Continues’
Nubya Garcia – ‘SOURCE’
SAULT – ‘Untitled (Rise)’
Wolf Alice – ‘Blue Weekend’
Já te falamos de vários deles aqui. Aliás, isso rendeu até episódio recente do nosso Popcast com “Os Melhores do Ano (Até Agora) Internacional”, sobre nossos destaques da primeira metade deste 2021.
O Mercury Prize 2021 vai ter seu anúncio via BBC, na TV, rádio 6 Music, radio 1 e redes sociais, no dia 9 de setembro. Enquanto este Mercury 2021 não chega, assista abaixo um pouco sobre cada um dos artistas e relembre a incrível apresentação do IDLES em 2019, just because.
>>