Arctic Monkeys em pura poesia. Poesia punk

>>

* Uma das grandes músicas do grande álbum que o grupo inglês Arctic Monkeys lançou neste ano, “AM”, é a última das faixas, “I Wanna Be Yours”, de um romantismo espetacular para este mundo “selfie” que cantaria certamente algo como “I Wanna Be Me”, mesmo já sendo.

A parte “I wanna be your vacuum cleaner/ Breathing in your dust” deve ser a coisa mais linda que alguém escreveu para alguém.

E esta aqui, então…

“If you like your coffee hot
let me be your coffee pot
You call the shots babe
I just wanna be yours”

Screen Shot 2013-12-16 at 10.16.34 AM

A letra, na verdade, não é uma da safra de lindas escrituras de Alex Turner, nosso amigo. Não totalmente. A banda de Sheffield, em “I Wanna Be Yours”, usou um poema do famoso poeta do underground britânico John Cooper Clarke, o doido varrido aí de cima que ficou famoso no punk, nos anos 70, e até hoje faz sua performance e participa de shows. Recentemente esteve em apresentações do Primal Scream e do Franz Ferdinand. É adorado pelas bandas, pelo rock inglês.

Alex, para construir uma música em cima do poema de Clarke, fez algumas adaptações na letra. Virou tipo uma “parceria” Alex-John. É uma das mais bonitas músicas do ano, inclusive por causa da letra e não só por ela.

O Arctic Monkeys subiu agora um vídeo em seu canal de Youtube com John Cooper Clarke recitando seu poema “I Wanna Be Yours”. Antes, fala sobre a transposição musical que Alex Turner fez para sua pequena obra-prima punk.

Embaixo desse vídeo tem mais dois. Um do próprio musicando e cantando “I Wanna Be Yours”, lá pelos anos 89, quando escreveu o poema. E, depois, claro, a versão do Arctic Monkeys, na fantástica performance já publicada aqui em que a banda toca a canção de forma acústica em session para rádio OUI FM, de Paris.

>>