Arcade Fire vs Fãs. Algumas histórias esquisitas envolvendo a volta da banda canadense. Mais 8 minutos de músicas novas

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* Não é bem um embate, mas…

O Arcade Fire bem que tentou, mas aos poucos vão aparecendo mais registros do show super exclusivo que a banda canadense fez na última segunda-feira, em Montreal, às 9 da noite do dia 9/9. Cerca de 100 fãs (99?) acompanharam a apresentação, mas tiveram suas câmeras e celulares recolhidos para que não fossem feitos registros das músicas novas que estarão no disco novo dos canadenses, “Reflektor”, que será lançado dia 29 de outubro.

Como a Popload destacou ontem, a banda caiu na farra – teve gente chamando de Arcade Farra, veja bem – com os fãs na festinha pós-show, todos bem animados. Mesmo com as câmeras confiscadas, teve gente filmando o Win Butler na pista e tal. Agora apareceu um áudio compilado com 8 minutos de músicas inéditas, que estarão no disco. Não existem mais informações a respeito e a gravação, dá para perceber, parece ter sido feita bem na surdina. Mas já é alguma coisa.

* Mais uma: a Slate Magazine soltou uma reportagem de um fã do Arcade Fire, de Austin, que se disse chateado com o marketing de guerrilha utilizado pelo grupo na divulgação misteriosa do lançamento do single. De acordo com Ian Dille, sua esposa e ele se sentiram “vandalizados” e “traídos” porque a logomarca de “Reflektor” foi inicialmente grafitada na parede onde a esposa dele trabalha. Em seguida, na segunda de manhã, foram colocados diversos pôsteres por cima, anunciando que aquilo se tratava do novo single do Arcade Fire. Ian ficou chateado porque sua esposa e seus colegas tiveram que limpar a parede com os pôsteres e também porque, fã antigo da banda, ele acha basicamente que o grupo se vendeu ao sucesso, não é mais “arte” nem “indie” e sim um “negócio”, se entendi bem. Pensa.

De todo modo, Win Butler enviou uma carta escrita em punho para a publicação direcionada ao fã chateado, de certa forma se “desculpando” pelo ocorrido.

* Em outra frente, essa mais amistosa, “Reflektor” repercutiu no canal oficial da MLB, a liga de baseball norte-americana. O single foi utilizado como trilha para uma nova campanha institucional da liga, que conta a importância do número “9” na história da modalidade, desde jogadores icônicos às regras do jogo.

* Fotos publicadas pela Slate Magazine