Após perrengues sérios de saúde, Josh Homme reaparece saudável em show redondinho do Queens of the Stone Age na Suécia

No último fim de semana, o Queens of the Stone Age subiu ao palco do Way Out West, em Gotemburgo, marcando uma das apresentações mais aguardadas do festival sueco. O retorno de Josh Homme e companhia aos shows tem ganhado ainda mais peso pelo passado recente do vocalista, que enfrentou nos últimos meses um período turbulento marcado por problemas de saúde sérios e decisões difíceis.

Há mais ou menos um ano, veio à tona que Homme precisou cancelar a turnê europeia de 2024 para se submeter a uma cirurgia de emergência. O motivo exato não foi revelado, mas, em entrevista recente ao portal Consequence of Sound, ele contou que a crise médica aconteceu justamente quando a banda estava prestes a realizar um projeto sonhado há duas décadas: gravar um show nas lendárias Catacumbas de Paris.

Mesmo debilitado, Homme decidiu seguir em frente e, com um trio de cordas, registrou a apresentação que se tornaria o curta-metragem e EP “Alive in the Catacombs”, lançado recentemente. 

Menos de 24 horas depois da gravação, porém, ele embarcou de volta aos Estados Unidos, onde foi imediatamente sedado e operado. A recuperação foi longa: sete meses praticamente confinado à cama, com previsões médicas de até dois anos para retomar a vida normal.

Não foi a primeira batalha de saúde do cantor, de 52 anos. Em 2022, ele já havia passado por uma cirurgia para tratar um câncer, também mantido em sigilo. Apesar de tudo, Homme disse que viu o período difícil como parte do combustível que o fez insistir no sonho das catacumbas: “Talvez, se eu estivesse bem, tivéssemos ficado mais relaxados. E isso teria sido menos interessante”, refletiu.

O ponto de virada veio em dezembro do ano passado, quando recebeu dos médicos a notícia de que estava fora de perigo. “Me senti como um touro de rodeio encostado no portão. Quando ele abre, eu só quero correr”, disse.

Agora, com energia renovada, o Queens of the Stone Age retomou os shows há mais ou menos dois meses com a “Catacombs Tour”, atualmente percorrendo festivais europeus e  que ganhará a América do Norte em outubro.

O show do Way Out West durou pouco mais de uma hora, porém o suficiente pra gente ver que Josh está bem, obrigado. A íntegra está abaixo.

00:00 Intro
00:37 You Think I Ain’t Worth a Dollar, but I Feel Like a Millionaire
03:16 No One Knows
08:51 Burn the Witch
12:50 Paper Machete
16:15 Smooth Sailing
21:10 My God Is the Sun
25:14 If I Had a Tail
30:30 In My Head
35:11 Carnavoyeur
40:41 Little Sister
44:42 I Sat by the Ocean
48:50 Make It Wit Chu
58:20 Go With the Flow
01:02:35 Song for the Dead