>>
* Vou dizer que o Popload Gig tem a ver um pouco com isso. Mas a história toda é assim:
* Um crowndfunding mundial, uma vaquinha de shows planetária, pode botar o músico multiinstrumentista indie folk americano Andrew Bird para tocar em São Paulo. A ação está sendo lançada hoje pelo conhecido site inglês para consulta de shows Songkick, ligado ao Spotify e ao Youtube.
Através desse levantamento de dinheiro, da turnê e da intenção local, o Songkick quer ver se consegue botar Bird para tocar em cidades da América Latina. Como diz o “New York Times” em sua edição de hoje, “Bird tem tocado do Carnegie Hall a clubes de San Francisco e China, mas nunca foi à América do Sul embora é sabido que ele tem um grande público por lá”.
O esquema do Songkick, através da recém-lançada plataforma DETOUR, é marcar, via crowndfunding, shows em seis cidades da América do Sul e Central em fevereiro de 2013. Para isso, 12 cidades em nove países latinos serão contactadas para realizar os concertos de Andrew Bird. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre elas, junto com Caracas, Santiago, Montevidéu, Santo Domingo (República Dominicana) etc. As seis primeiras que conseguirem garantir uma compra de 250 fãs que adquirirem “tickets provisórios” levam o show. O Popload Gig estará dando uma pequena ajuda logística e de consultoria ao Songkick, para que Bird venha tocar no Brasil.
O Songkick recentemente fez um crowdfunding para a banda inglesa Hot Chip tocar em três cidades inglesas onde nunca haviam tocado. A ação foi um sucesso por lá.
O DeTour é uma nova plataforma de financiamento coletivo do SongKick. Fala-se que essa seria a maior turnê com vaquinha indie, ou crowdfunding, da história.
O projeto está sendo lançado hoje. Para fazer sua reserva de ingresso e garantir o show de Andrew Bird em São Paulo e Rio, tem que vir aqui!
***
Andrew Bird lançará na próxima semana, dia 30, seu segundo álbum em 2012. Depois de jogar na praça “Break It Yourself” (no início de março), o cantor chega com “Hands Of Glory”, seu sétimo disco. Além de duas inéditas, “Hands Of Glory” terá “Orpheo Looks Back” em nova roupagem e um punhado de covers. O disco já está disponível para ser ouvido na íntegra, em oferecimento do site do jornal inglês Guardian.
>>