Alt-J novo vaza, confunde o indie e toca no Conan

>>

* Não sei como você vai lidar com essa informação, como reagir e tudo mais, mas vazou o aguardado álbum novo do grupo inglês Alt-J na madrugada. Mas já cassaram os links. Depois ele apareceu em outros lugares mais… difíceis. Depois sumiu, ressurgiu. Enfim, chegou. Ou está chegando.

De todo modo, numa audição rápida da totalidade e para bem definir logo de cara, “This Is All Yours” é um disco muito louco.

Screen Shot 2014-09-09 at 12.22.50

O Alt-J nunca foi uma banda fácil, em sua curta carreira. O vocal é “diferente”, o andamento das músicas é sempre quebrado, a bateria aparentemente não combina muito com o resto dos instrumentos tirando que combina muito bem. Eles não batizaram, mas se apropriaram bem da categoria musical “moody indie”, cheio de climinhas.

E eles são de Leeds, o que explica muita coisa. Wedding Present, Soft Cell, Sisters of Mercy, Scritti Politti e Gang of Four são de Leeds, para dar uma ideia do que pode sair dessa cidade inglesa feia-bonita.

E “This Is All Yours” é assim. Todo quebrado, intercalado por peças musicais incidentais, vocais climáticos e solitários. A banda começa o disco com uma introdução e uma canção indicando que está chegando a um lugar chamado Nara. A terceria faixa é sobre Nara em si. A última música das 13 faixas registradas neste segundo Alt-J é “Leaving Nara”, partindo. Tudo muito etéreo, mais para Sigur Rós do que para, sei lá, Foals.

O primeiro disco, de 2012, já tinhas seus três interlúdios, suas particularidades. Mas “This Is All Yours” foi mais longe.

Os maravilhosos singles que conhecemos nos últimos meses, com uma exceção ou outra, são as únicas músicas capaz de tocar em rádio, por exemplo. Eu acho. São elas as já alta-rotativas “Hunger of the Pine”, “Every Other Freckle” e “Left Hand Free”, uma mais linda que a outra. Mas sustentam o segundo disco? Pensemos mais.

“This Is All Yours” chega oficialmente às lojas dia 22 deste mês. No momento o Alt-J está num rolê promocional nos EUA, tocando em programa de entrevistas da TV americana. Tipo semana passada no David Letterman, tipo ontem à noite no late show do Conan. Já já saem em turnê geral. A tour britânica, que começa agora no fim de setembro, está toda esgotada.
Diiiiiiiiiiiiizem que estarão no Lollapalooza Brasil em março do ano que vem.

Abaixo temos a performance do quarteto inglês (trio?) no Conan, mandando “Every Other Freckle” e lembrando como é uma banda bonita para se ver ao vivo.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *