Papo que já vem se arrastando há algum tempo, a lendária banda sueca de punk hardcore Refused atualizou de forma oficial a agenda das últimas apresentações da carreira. A turnê de despedida terá uma parada especial no Brasil, já que o grupo se apresentará em São Paulo, no dia 31 de outubro, no Terra SP, com ingressos disponíveis aqui. O encerramento definitivo será em dezembro, na cidade natal dos músicos, Umeå, na Suécia.
Depois de uma série de shows no Reino Unido e Europa em outubro, além de três datas na América do Sul, o Refused realizará oito apresentações em seu país natal, culminando em uma noite derradeira no dia 21 de dezembro. Cada show na Suécia contará com combinações diferentes de bandas de abertura, incluindo nomes como o duo Youth Code.

Em um longo depoimento no Instagram, o baterista David Sandström explicou as razões do fim. Ele fez questão de afastar comparações com grupos que se despedem e depois retornam: “Algumas pessoas insinuaram que, como outras bandas que, no estilo de Larry David, terminam em grande estilo só para voltar alguns anos depois como se nada tivesse acontecido, o Refused faria o mesmo. Bem, nós não vamos, e sinto a necessidade de esclarecer isso”.
Sandström lembrou ainda que, quando a banda voltou em 2012, deixou em aberto a possibilidade de seguir: “Naquela época escrevemos que ‘o machado está enterrado… estamos indo para casa’, porque não tínhamos certeza se a reunião daria certo. Ela funcionou, mas só até certo ponto”.
Segundo ele, os principais motivos para o fim definitivo são dois: “Primeiro, o Refused nunca fez bem para a minha relação com o Dennis. Cada um tem sua própria ideia do que a banda deveria ser e nunca chegamos a um consenso. Preferimos ser amigos do que tocar em uma banda popular. Segundo, nasceu uma nova banda dentro da banda. Eu, Dennis, Mattias e Magnus queremos explorar isso, um projeto sem bagagens, sem fãs para agradar, limitado apenas pelos nossos sonhos musicais mais ousados”.
O músico reforçou ainda que a despedida será especial: “Os últimos shows estão se formando melhor do que poderíamos esperar. As programações estão repletas de velhos amigos, camaradas e colaboradores, além de algumas das melhores bandas novas no espectro do punk, heavy e música violenta. Vai ser uma grande festa final… espalhem a notícia”.
RIP, Refused.