Acredite: “Morphine” no Brasil

>>

* Sim, claro. O genial Mark Sandman is dead e não vem. Mas vem um vapor da lendária banda indie tocar em SP.

Screen Shot 2014-08-20 at 17.36.47

A banda Morphine, ou Vapors of Morphine como foi batizada depois que seu líder Mark Sandman morreu no palco, vem a São Paulo no mês que vem. Cultuado grupo de post-rock encharcado de jazz, famoso nos anos 90, o hoje power-trio formado pelos remanescentes Dana Colley e Jerome Deupree, mais o guitarrista e baixista Jeremy Lyons, que faz o “papel” vocal de Sandman, se apresenta no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros. O show, marcado para as 20h do dia 20 de setembro, será dentro da programação da 8ª edição do Mês da Cultura Independente (MCI), evento da Secretaria da Cultura paulistana que vai se espalhar pelo município no mês que vem.

Sandman, o principal integrante do Morphine, morreu durante um show da banda na Itália, em julho de 1999, chocando a comunidade indie mundial. Ele tinha 46 anos e teve um ataque fulminante do coração no palco, enquanto se apresentava. Os médicos acreditaram à época que os cigarros, o stress e um calor de 38 graus dentro do clube de Palestrina na hora do show foram demais para Sandman.

No mesmo ano, o Morphine tocaria em outubro no Free Jazz Festival (que depois virou Tim Festival). O show chegou a ser anunciado e obviamente nunca aconteceu.

Quando a banda apareceu nos arredores de Boston dentro da cena alternativa americana, no começo dos anos 90, em plena era grunge, o Morphine parecia totalmente descolocado. Tinha na formação apenas saxofone, baixo (de duas cordas) e bateria. As letras eram doidas, tipo poesia cantada, existenciais. Virou cult band rapidamente.

Em 2011, a vida de Sandman e do Morphine foi parar no excelente documentário “Cure for Pain: The Mark Sandman Story”, que se eu não me engano chegou a ser exibido na Mostra de Cinema de São Paulo. Vi o filme na AppleTV, alugado. Vou rever.

* O Vapors of Morphine foi (re)formado neste ano e só tem tocado no circuito de Boston, NYC e New Orleans. Em 2009, no aniversário de 10 anos da morte de Sandman, o grupo, então chamado de Members of Morphine, se apresentou no mesmo evento em Palestrina, na Itália, onde o músico morreu.

** A conhecida cantora e performista americana Lydia Lunch, parte integrante da cena punk e pós-punk nova-iorquina, também vem a SP, para o MCI. Ela vem com a banda Retrovirus para um show no dia 6 de setembro no Cine Art Palácio, na Avenida São João, centro.

*** A programação completa do Mês da Cultura Independente será divulgada na semana que vem, é a promessa.

>>

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *