>>
* Na época em que discos vendiam “alguma coisa”, a fantástica e saudosa banda americana REM, que ajudou a moldar o rock alternativo americano dos 80/90 e flertou com o mainstream, vendeu perto de 20 milhões de cópias de seu mais bem-sucedido disco “Automatic for the People”, que completa 25 anos neste ano.
O álbum de 1992, algo “mais triste” do que tudo que o grupo de Michael Stipe havia feito, é também conhecido por ser uma certa obsessão do guitarrista Kurt Cobain, na época do Nirvana, pouco mais de um ano antes de seu suicídio bastaaaaaante trágico. Não digo que uma coisa tenha a ver com a outra. E que tem algum suicídio que não seja trágico.
O negócio é que “Automatic for the People”, o disco dos hits “Drive”, “Everybody Hurts” (sobre suicídio), “Man on the Moon” e “Nightswimming”, será relançado em 10 de novembro deste ano em várias versões anotações de Stipe sobre as músicas, livro de 60 páginas, 20 (VINTE) versões demo etc.
Uma dessas versões demo, a da música “Mike’s Pop Song”, sobra de estúdio da época da gravação do disco que embora conhecida dos fãs não entrou na edição final do álbum, foi liberada via Spotify. Anda aparecendo e sendo retirada de circulação no Youtube.
Pode ser ouvida aqui.
>>